Iran Barbosa tem percorrido o estado debatendo pautas de interesse do Magistério e dos trabalhadores

0
1091
Poço Redondo foi uma das várias cidades em que Iran esteve dialogando com professores e a população

O deputado e professor Iran Barbosa, do PT, tem percorrido municípios dos quatro cantos do estado, debatendo diversos temas de interesse dos educadores, dos trabalhadores e da população em geral. Desde o início do ano, o parlamentar tem participado de jornadas pedagógicas, palestras, debates, audiências públicas e sessões especiais, discutindo vários temas.

“Tenho me dedicado a essa tarefa, de estar nos municípios, discutindo diretamente com a população e com os colegas do Magistério temas que tenham rebatimento direito em suas vidas, como é o caso da Reforma da Previdência. É algo que faço desde o meu primeiro mandato, como vereador de Aracaju, depois como deputado federal e, novamente, vereador da Capital e, agora, como deputado estadual. É um papel que cumpro com muita satisfação, porque entendo que essa é, também, tarefa de um parlamentar comprometido com a sociedade e com os trabalhadores e com as lutas sociais”, explicou o deputado.

Jornadas pedagógicas

Entre janeiro e fevereiro, Iran esteve nas cidades de Canhoba, Umbaúba, Malhada dos Bois, Propriá, Poço Redondo e Capela, participando de jornadas pedagógicas de formação e construção dos planos de trabalho dos professores da rede pública desses municípios, abordando temas como Avaliação e Planejamento, Formação Continuada, Práticas Pedagógicas, Base Nacional Comum Curricular e Reforma da Previdência.

Reforma da Previdência

Entre os meses de fevereiro, março e abril, o tema sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 de Reforma da Previdência também foi abordado pelo parlamentar e professor em palestras abertas à população, realizadas em Tobias Barreto, Arauá e, por duas oportunidades, em Nossa Senhora do Socorro, uma promovida especificamente para educadores e uma outra onde Iran tratou do tema em palestra para Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias.

Audiências Públicas

Para tratar do tema que está na ordem do dia em todo o país, a danosa proposta de Reforma da Previdência, Iran Barbosa realizou uma grande Audiência Pública, no dia 12 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado, com o advogado e professor Maurício Gentil, e o economista e supervisor técnico do Dieese em Sergipe, Luís Moura.

Iran também tratou do mesmo assunto em audiências públicas realizadas nas câmaras municipais de Campo do Brito, Monte Alegre, Pacatuba, Capela, Simão Dias e Poço Verde.

Outros temas

O parlamentar e professor também trabalhou outros temas, em palestras proferidas na capital sergipana e em municípios do interior. Iran fez análise da conjuntura nacional e local na assembleia do Centro Dom José Brandão de Castro, em Aracaju; numa roda de conversa com servidores públicos, em São Cristóvão, tratou da precariedade do funcionalismo público; já em Siriri, debateu os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Escola Estadual Coronel Joaquim Barbosa; e ainda em Aracaju, para militantes petistas, debateu o tema ‘A construção do PT no Brasil e os 39 anos do Partido dos Trabalhadores’.

“Todos esses espaços têm sido muito ricos, onde eu não apenas debato, mas também escuto muito as pessoas. Os debates fomentam a circulação e a contraposição de ideias e a discussão dos problemas reais da população; e daí surgem muitas demandas para o nosso mandato parlamentar. É sempre um bom exercício dialético que nos impulsiona à construção de alternativas para a solução dos conflitos e problemas sociais”, enfatizou Iran Barbosa.