Audiência Pública debaterá a importância da Escola Bilingue para pessoas surdas

0
1323

O exercício pleno dos direitos da comunidade surda passa pelo respeito às suas necessidades específicas para o acesso ao conhecimento e a Escola Bilingue apresenta-se como um direito essencial para assegurar a inclusão cidadã dessa comunidade em nossa sociedade.

Neste sentido, para contribuir com o debate sobre os aspectos de sua implantação em Sergipe, os mandatos do deputado estadual Iran Barbosa (PT) e do vereador Lucas Aribé (PSB) promoverão a Audiência Pública “Escola Bilingue de surdos: do direito à prática”, na próxima sexta-feira, dia 9 de maio, às 8h30, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

A atividade contará com as palestras da coordenadora Geral de Política Pedagógica da Educação Bilingue do MEC, Flaviane Reis; do presidente do Centro de Surdos de Aracaju (Cesaju), Pablo Ramon Lima de Barros; da presidente do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), Ana Lúcia; do vice-presidente do Cesaju e professor substituto do curso de Letras-Libras da UFS, Geraldo Ferreira Filho. 

“O exercício pleno dos direitos da população surda passa pelo respeito às necessidades específicas para o seu acesso ao conhecimento. Nesse sentido, utilizar a própria língua é condição fundamental para que a pessoa surda possa se exprimir, interagir e construir sua identidade de forma integral”, disse. 

“Nós precisamos aprofundar os caminhos para a implantação desse modelo de escola para que a comunidade surda sergipana possa ser atendida, garantindo o acesso dessas pessoas ao conhecimento, interagindo e construindo sua identidade de maneira integral”, afirmou Iran.

Iran Barbosa convidou todos os parlamentares e a sociedade em geral para participarem da Audiência Pública, reforçando a importância do debate para transformar em realidade o cuidado, a inclusão e o respeito.