Iran Barbosa vai à Sedurbs tratar de pautas ligadas ao meio ambiente

0
967
Na reunião, foi entregue ao secretário uma pauta do movimento ambientalista

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, esteve, na tarde desta terça-feira, 4/6, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurbs), acompanhado de sua assessoria e do coordenador-geral do Movimento Popular Ecológico de Sergipe (Mopec) e membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Capela, Lizaldo Vieira, para dialogar com o secretário da pasta, Ubirajara Barreto, sobre questões ambientais do estado de Sergipe.

“Temos feito um diálogo permanente não só com o Mopec, mas também com o Movimento Jabotiana Viva, no intuito de conhecermos a realidade dos nossos biomas e detectar os problemas existentes, que infelizmente, têm sido muitos. Como deputado, tenho cumprido, entre as muitas tarefas, a de estar intermediando o diálogo entre os companheiros que estão à frente desses movimentos e os gestores dos órgãos que podem ajudar a resolver os problemas encontrados. É preciso essa parceria para enfrentar os graves problemas ambientais existentes em nosso estado”, explicou.

Parte da pauta do movimento ambientalista, entregue ao secretário, foi dedicada à Unidade de Conservação Mata do Junco, em Capela, em função dos vários problemas detectados naquela área, que é reconhecida como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). Entre os problemas relatados estão a falta de fiscalização na área para coibir a caça, retirada de madeira e o avanço do desmatamento; e a precariedade da sede do Refúgio de Vida Silvestre (RVS), que funciona dentro da Mata do Junco.

Foi solicitado ao secretário Ubirajara Barreto que reforçasse a fiscalização em todas as unidades de conservação, a realização de concurso para fiscais da Administração Estadual de Meio Ambiente (Adema), e que priorizasse a disponibilização de um veículo motorizado para auxiliar a patrulha ambiental voluntária do RVS na fiscalização de possíveis crimes ambientais na Reserva. Também foi solicitado que a Sedurbs buscasse firmar convênio com a Prefeitura de Capela no sentido de estabelecer relação de uso, com contrapartida, da Mata do Junco, em especial, do aquífero ali existente.

O secretário Ubirajara Barreto reconheceu os problemas existentes e mostrou-se solícito aos pleitos colocados pelo Mopec. Ele adiantou que intervenções já vêm sendo feitas pelos órgãos vinculados à Sedurbs em relação à Mata do Junco. Prometeu, ainda, disponibilizar uma motocicleta para auxiliar no patrulhamento da Reserva.

Uma outra reivindicação foi levada pelo movimento e colocada como fundamental: a retomada da Conferência Estadual de Meio Ambiente. Para Iran Barbosa, esta ação é muito importante, como um espaço de convergência dos anseios e propostas da sociedade na construção de políticas públicas de meio ambiente.

“Pedi que o secretário olhasse com carinho para essa pauta porque ela é de fundamental importância para fortalecer a luta por um desenvolvimento com sustentabilidade. A Conferência será um espaço único de construção coletiva, onde a sociedade estará sendo ouvida e onde as entidades também poderão colocar as suas ideias e propostas para a formulação de políticas que busquem resolver os problemas ambientais existentes e garantir e efetivar o direito de todos a um meio ambiente saudável e sustentável”, enfatizou o parlamentar.

Também se discutiu, na reunião, a necessidade de políticas de Educação Ambiental; a revitalização de nascentes e pontos de captação de água em municípios sergipanos; e o combate às queimadas na colheita da cana-de-açúcar, altamente degradantes para o meio ambiente. Apesar da atual proibição legal, produtores de cana, em Sergipe, continuam realizando a queimada através de liminar da Justiça.