Deputado Iran Barbosa articula reinstalação da Frente Parlamentar Ambientalista

0
870
Parlamentar já iniciou a coleta de assinaturas para efetivação da Frente

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o deputado Iran Barbosa, do PT, aproveitou a data para iniciar a coleta de assinaturas para reinstalação, na Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente, com ênfase no combate à desertificação no Bioma Caatinga; da Segurança Alimentar e Nutricional; e da Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado de Sergipe.

De acordo com o documento de reinstalação, a Frente tem por objetivo trabalhar pela aprovação de leis que contribuam para a realização da sustentabilidade ambiental, do direito humano à segurança alimentar e nutricional e da sustentabilidade e garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, em especial, proposições que impliquem na implementação de políticas públicas e na alocação de recursos orçamentários capazes de garantir o cumprimento das atribuições definidas na forma da Lei e nas demandas apresentadas pela sociedade sergipana.

“Quis aproveitar o Dia do Meio Ambiente para fazer esse anúncio, de que estamos articulando a reinstalação, na atual legislatura, dessa Frente Parlamentar por entender que a questão ambiental é de grande importância, em especial, em função da situação em que vivemos, no Brasil e em Sergipe, de muitos ataques às políticas ambientalistas e ao próprio meio ambiente”, destacou.

O parlamentar também enfatizou que a Frente, além de suprapartidária, é aberta a entidades que têm vinculação com a luta ambiental. “Pelo levantamento que fizemos, na legislatura passada 21 entidades ambientais participavam. Lembro que, no final do ano passado, participei da última reunião da Frente, naquela legislatura, diante do anúncio do então candidato eleito à presidência da República de que fundiria o Ministério Meio Ambiente ao da Agricultura, e já ali nos mobilizamos por resistência a essa proposta, que acabou não se efetivando”, resgatou.

“Vamos agora nos mobilizar, dialogar com os colegas parlamentares que tiverem interesse e coletar as assinaturas de adesão a essa Frente. Mais adiante, iremos organizar uma boa Audiência Pública, convidando as entidades ambientalistas para também aderirem e, então, podermos fazer o seu lançamento de uma forma mais ampla”, afirmou.