Retrocessos: Iran chama a atenção para os ataques à política ambiental

0
872
Com desmonte das políticas ambientais, agressões ao meio ambiente vão se intensificar (Foto: EBC/Arquivo)

O Dia Mundial do Meio Ambiente, no Brasil, é marcado por um momento crítico. É preciso agir para combater o desmonte da política ambiental, que tem impactado negativamente nas conquistas alcançadas ao longo das últimas três décadas.

E os últimos cinco meses de ataques à política ambiental foi o tema de uma contundente análise realizada pelo deputado estadual Iran Barbosa (PT), na manhã desta quarta-feira, 5, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

O deputado lamentou que nesta data, momento no qual é enfatizada a importância da preocupação e do zelo com a questão ambiental, o Brasil esteja vivenciando uma outra realidade, na contramão da responsabilidade socioambiental.

“Apresento alguns dados que mostram como está ocorrendo o ataque frontal à política ambiental em nosso país”, disse o deputado petista.

O enfraquecimento e esvaziamento do Ministério do Meio Ambiente; a revisão de todas as 334 Unidades de Conservação do nosso país; o Projeto de Lei do senador Flávio Bolsonaro, que defende o fim das Reservas Legais; o freio na fiscalização do desmatamento ilegal; o anúncio prévio acerca da atuação dos fiscais que reprimem os crimes ambientais; o afastamento do fiscal que multou Jair Bolsonaro por cometimento de crime ambiental; o desmantelamento da política climática; o sinal verde para a exploração de petróleo em Abrolhos; e as mudanças pretendidas pelo governo para o Código Florestal foram alguns dos pontos citados pelo parlamentar.

“Essas medidas representam um retrocesso gigantesco para a questão ambiental. O atual governo atropela, não respeita nenhum parecer técnico e ignora as consequências drásticas para o meio ambiente”, lamentou.

“Vale ressaltar que oito ex-ministros do Meio Ambiente, de diferentes governos, que não possuem identidade ideológica ou partidária, assinaram, conjuntamente, uma carta onde denunciam a condução da política ambiental desse governo, que desmonta toda a história de luta e de conquistas de marcos legais na área ambiental construída pelos brasileiros nas últimas três décadas. Todos são unânimes em dizer que esta política ambiental não serve”, observou Iran.

Iran Barbosa encerrou o discurso afirmando que o Brasil clama por responsabilidade e seriedade no tratamento do Meio Ambiente.

“Não se trata de uma questão ideológica ou partidária. A luta pelas causas ambientais se constitui numa questão de unidade humanitária na defesa da sobrevivência da preservação do planeta para a atual geração e gerações futuras “, defendeu o deputado estadual.