Iran vai à Deso discutir abastecimento de água em comunidades do Baixo São Francisco

0
835
Deputado solicitou ação do governo com um projeto que dê resposta às demandas apresentadas

Por Bruno Balbino

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, foi recebido, na tarde da quarta-feira, 26, pelo diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, Carlos Fernandes de Melo, para dialogar sobre a distribuição e a qualidade da água em comunidades do Baixo São Francisco.

O parlamentar foi acompanhado do secretário de Agricultura de Japoatã, José Antônio da Silva, o Ninho do PT; de Cássio Mateus, funcionário da Deso; de Maria Izaltina, liderança quilombola de Brejão dos Negros; de Hugo César, representante da comunidade Carapitanga; e de Maria Aparecida, presidente da Associação Comunitária da Resina; comunidades localizadas em Brejo Grande.

Entre os assuntos tratados pelas lideranças, na reunião, estavam a quantidade insuficiente e a qualidade da água ofertada pelos caminhões pipas, a serviço da Deso, naquelas comunidades; assim como também a qualidade da água fornecida no povoado Ladeirinhas ‘A’, em Japoatã, e a solicitação de reflorestamento de áreas salinizadas com espécies de árvores frutíferas que suportam o alto grau de salinidade naquela região, dentre outros pontos.

Maria Izaltina, da comunidade quilombola de Brejão dos Negros, explicou que, “com o avanço do mar sobre o Rio São Francisco, devido às constantes diminuições da vazão das águas nas barragens, muitas áreas próximas à foz estão salinizando, prejudicando as atividades extrativistas e econômicas na região”.

Para o deputado Iran Barbosa, as comunidades têm sido prejudicadas pela diminuição crescente da vazão das águas do Rio.

“Faz-se necessária uma ação do governo, com um projeto que dê resposta a essa demanda. Essas comunidades têm históricos de lutas e conquistas na região e precisam de apoio e assistência”, afirmou.

Ações imediatas

De acordo com Carlos Melo, para resolver, de forma estrutural, o problema das comunidades, é preciso um investimento de cerca de 8,5 milhões de reais na construção de um sistema único de captação e tratamento para toda a região. O presidente informou, também, que já existe projeto para essa ação e que precisa haver uma somação de esforços para a obtenção dos recursos.

Como resultado imediato da reunião, o presidente da Deso marcou uma visita imediata de engenheiros e operadores da Deso nas comunidades de Japoatã para solucionar os problemas levantados e articulou a ampliação da quantidade de água disponibilizada, por carros-pipa, às comunidades de Brejo Grande, bem como o monitoramento da qualidade da água que chega àquela população.

O deputado Iran Barbosa aproveitou a oportunidade para convidar o diretor-presidente da Companhia para ir à Assembleia Legislativa de Sergipe para tratar sobre os 50 anos da empresa, a serem comemorados em agosto.