Iran Barbosa cobra política mais ampla de mobilidade urbana para Aracaju

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Diante do anúncio da Prefeitura de Aracaju de um plano de recuperação da malha cicloviária das cinco principais avenidas da capital sergipana, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) se manifestou sobre assunto, nesta terça-feira, 20, apontando que a iniciativa é importante, mas que a gestão precisa se desafiar a apresentar uma política mais ampla de mobilidade urbana, de incentivo ao uso de bicicletas e de desestímulo à violência no trânsito, especialmente contra ciclistas.

Iran lembrou que durante o período em que exerceu mandato de vereador por Aracaju, procurou apontar os problemas relacionados às ciclovias e a indicar a recuperação das áreas mais críticas, bem como cobrou a ampliação da malha cicloviária, sem, contudo, ter sido atendido.

“Passei cerca de seis anos, desses dois últimos mandatos que exerci como vereador, reiteradas vezes, através de indicações, propondo que a Administração Municipal tivesse mais cuidados com as ciclovias da nossa cidade, tanto na gestão de João Alves Filho quanto na atual, de Edvaldo Nogueira, mas não logrei êxito nesses pedidos. Mas vejo com satisfação que isso será feito agora. Entretanto, é preciso dizer que o desafio que está posto é muito maior do que apenas recuperar trechos de ciclovias”, disse.

Segundo Iran, a medida anunciada pelo prefeito tem que ser vista como um passo inicial, porque a preocupação de quem usa bicicletas no seu dia a dia passa pela manutenção dessas ciclovias, mas também pela ameaça do aumento da violência no trânsito e com o estímulo a essa violência, haja vista todo o ataque que está sendo feito pelo governo federal para desregulamentar as leis de trânsito no país, favorecendo os transgressores.

“Diante desse cenário, Aracaju precisa enfrentar desafios maiores que apenas recuperar ciclovias”, entende o petista.

De acordo com o parlamentar, somente no primeiro semestre deste ano, em Aracaju, foram registrados 31 acidentes envolvendo ciclistas, com um óbito registrado. Em todo o Brasil, dados apontam que três ciclistas são atropelados por hora.

“Isso implica dizer que precisamos, além de recuperação de ciclovias, uma boa política de educação e de segurança para o trânsito, e também uma boa política de mobilidade urbana, com um melhor uso da bicicleta como um modal de transporte e a integração entre os vários modais existentes. Aracaju é uma cidade que precisa pensar isso”, ressaltou.

Iran destacou, ainda, dados da ONG sergipana Ciclo Urbano, que apontam que nas ciclovias que serão recuperadas pela Prefeitura circulam, diariamente, cerca de 20 mil ciclistas.

“Não é pouca coisa e nem algo que possa ser desconsiderado. Então, parabenizo o prefeito Edvaldo Nogueira pela iniciativa, mas deixo também o desafio de sua gestão pensar e apresentar uma política mais completa na área de trânsito e de estímulo à população para o uso de bicicletas”, disse Iran Barbosa.