Alese realiza Audiência Pública para discutir possível venda de ações do Banese

0
746

Por iniciativa do deputado Iran Barbosa, do PT, a Assembleia Legislativa de Sergipe estará promovendo Audiência Pública, nesta sexta-feira, 30, às 9 horas, para debater o tema “Banese público e forte para o desenvolvimento de Sergipe”. Foram convidados para o debate a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Ivânia Pereira, e o presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Bahia e de Sergipe (FEEB-BA/SE), Hermelino Meira Neto. Também foi convidado para participar da discussão o Presidente do banco sergipano, entre outros convidados.

De acordo com Iran Barbosa, a Audiência Pública é fruto de uma articulação feita junto com o Sindicato dos Bancários e defensores do caráter público do Banese, diante do anúncio de que decisão do Conselho de Administração do Banco do Estado de Sergipe, datada de 5 de agosto, aprovou a consulta ao acionista majoritário, o governo do Estado, quanto ao seu eventual interesse em alienar parte de suas ações. A decisão teve voto contrário do conselheiro Antônio Gois.

“Temos dúvidas e toda uma preocupação sobre esse caminho sugerido pelo Conselho. Entendemos que, em lugar de ajudar a manter o Banese como um banco forte e estatal, ele poderá piorar a sua situação e pavimentar o caminho para a uma futura privatização. Essa é a análise que fazem tanto o conselheiro Antônio Gois quanto os dirigentes do Sindicato dos Bancários, com quem tenho mantido diálogo. Tenho concordância com essa análise e, por esta razão, estamos realizando essa Audiência Pública, para ouvir o que tem a dizer os representantes dos trabalhadores do setor e também os representantes da instituição bancária”, explicou Iran.

A presidente do SEEB/SE, Ivânia Pereira, tem defendido que a venda das ações preferenciais do banco provocará um “fatiamento” do Banese com a entrada de mais acionistas privados e enfraquecerá a instituição que, segundo ela, hoje é robusta, sólida e lucrativa. “O governo deveria fortalecer o banco, investir em novas estratégias, levar o Banese para outros estados e não vender ações”, defende Ivânia.

No último dia 27, o presidente do Banese, Fernando Mota esteve na Alese, onde falou, no Grande Expediente, sobre como o governo e o banco desejam realizar a venda de parte das suas ações preferenciais para aumentar o capital financeiro da instituição. Ele também tentou esclarecer a questão sobre se essa venda poderá acarretar uma possível privatização do banco.

Mota assegurou que Estado continuará como o maior acionista e garantiu que o governador Belivaldo Chagas não vai privatizar o banco sob hipótese alguma. “O Estado vai apenas reduzir parte dos números das ações que detém para poder se beneficiar com aporte de capital. Esse processo de venda ou aumento de capital é para fortalecer o banco. Então, não tem que se falar em privatização”, disse, assegurando que o Estado manterá o percentual societário de 51%, garantindo a sua autonomia.

“Ouvimos aqui o presidente do Banese, ele esclareceu algumas dúvidas, mas não todas. Ainda pairam muitas outras que precisam ser esclarecidas. Esperamos que essa Audiência Pública possa sanar todas essas dúvidas e produzir um entendimento sobre esse movimento que o governo do Estado quer fazer. Afinal, o Banese é um banco público, é um patrimônio do povo sergipano e a Assembleia Legislativa, representante desse povo, precisa tomar posição sobre essa questão, assegurando que o Banese continue público e forte”, enfatizou Iran Barbosa.