Mandato de Iran Barbosa desenvolve projeto de plantio de árvores e recuperação de matas

0
975
Iran Barbosa plantou árvores nas margens do Rio Capivara, em Porto da Folha

Desde o início da atual legislatura que o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, tem pautado a questão ambiental como um dos eixos principais da sua atuação parlamentar. Na própria estrutura de funcionamento do mandato, dividida em células operativas, Iran constituiu um Núcleo de Campo e Meio Ambiente para atuar nessa área. Para ele, essa estruturação do seu mandato facilita as ações, já que atuar num poder que tem como função principal legislar, e não executar, cria dificuldades para se implementar um projeto de arborização de grande monta.

“Mas podemos fazer, e estamos fazendo, com o apoio da nossa assessoria, um trabalho pequeno, mas efetivo, de distribuição e plantio de mudas de árvores e de educação ambiental em várias localidades do interior de Sergipe e na capital. Aos poucos, em várias ações coordenadas e dialogadas com lideranças nas localidades, vamos fazendo a nossa parte na busca de um meio ambiente mais equilibrado e ecologicamente sustentável. É um trabalho modesto, de formiga, digamos, mas que esperamos produzir bons frutos no futuro”, explicou o petista.

Plantio realizado com a ajuda da assessoria, no entorno do campo de futebol do Barrão, na Barra dos Coqueiros

Neste sentido, de abril a agosto, Iran e a sua assessoria realizaram o plantio de cerca de mil mudas de árvores frutíferas e ornamentais em sete municípios sergipanos – Salgado, Japoatã, Canhoba, Amparo do São Francisco, Porto da Folha, Barra dos Coqueiros e Aracaju. Todas as mudas foram doadas pelo Horto Florestal São Jorge, localizado no Povoado Água Boa, no município de Itaporanga d’Ajuda, e pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – Codevasf – em Sergipe.

Recuperação de margens

Em Salgado, no mês de abril, o Núcleo de Campo e Meio Ambiente do mandato ajudou no plantio de árvores nas margens do rio Quebradas, com o auxílio do engenheiro agrônomo Flávio Bispo do Espírito Santo, com o objetivo de ajudar na recuperação de suas margens, salvaguardar a sua nascente e diminuir o assoreamento.

No mês de maio, a equipe realizou o plantio de cerca de 40 mudas na Creche e Escola Municipal de Ensino Infantil Professor Nunes Mendonça, no bairro Coroa do Meio, em Aracaju. O plantio envolveu professores e alunos.

Em junho, com o apoio do mandato do Iran, alunos e professores da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas – EFAL, em Japoatã, realizaram um trabalho de reflorestamento de uma área desmatada de terra com 300 mudas de dez variedades diferentes de árvores nativas da região.

O especialista em agroecologia, Mauro Luiz Cibulski, também assessor parlamentar, foi o responsável pela intermediação com a Codevasf, que doou as 300 mudas que foram utilizadas. Já o idealizador do projeto foi o professor e engenheiro agrônomo Hugo Marinho da Silva.

Alunos da EFAL com as mudas que reflorestaram uma área desmatada próxima à escola

“A recuperação e preservação dos ecossistemas degradados é algo bem difícil, assim como o controle da erosão, a prevenção do assoreamento dos rios e da preservação da fauna aqui da região. Então, esse reflorestamento de áreas degradas é muito importante, e os alunos aprenderam isso na prática, utilizando árvores e plantas nativas da região. Foi um trabalho muito bonito e que envolveu muita gente”, contou o professor.

Conhecimento e qualidade de vida

Já com o apoio do técnico agrícola e assessor parlamentar Juvenal Patrício, um dos grandes articuladores do trabalho de distribuição e plantio de mudas pelo mandato, no mês de julho, outra creche da Capital foi beneficiada com mudas de árvores. Foi no “Projeto Amiguinhos”, creche localizada no conjunto Almirante Tamandaré, no bairro Santos Dumont. O plantio das mudas envolveu o ex-vereador Magal da Pastoral, a equipe da creche e as crianças atendidas.

Crianças de uma creche no Almirante Tamandaré participaram do plantio das árvores

“É importantíssimo o plantio de árvores frutíferas e ornamentais, especialmente nas margens de rios e nas nascentes para revitalizar essas áreas e assegurar as fontes de abastecimento de água; assim como é importante levar conhecimento para as crianças e os jovens sobre a importância das árvores, especialmente para os filhos dos agricultores, que passam a conhecer mais sobre o plantio. Isso ajuda na educação dessa juventude, que passa a dar valor e a respeitar o meio ambiente. Então, esse trabalho que a gente vem fazendo com o deputado Iran Barbosa, na sua assessoria, é muito importante, porque leva conhecimento para a população e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou Juvenal.

Ainda no mês de agosto, foi a vez da Barra dos Coqueiros receber várias mudas de árvores. A ação de arborização foi no entorno do campo de futebol do Barrão, onde várias crianças da comunidade que treinam no local, além de pais e amigos, ajudaram no plantio, o que envolveu educação ambiental e exercício de cidadania coletiva.

O militar aposentado e pastor Josué Ferreira de Souza, o Irmão Josué, que mantém um projeto de escolinha de futebol no bairro, recebeu com entusiasmo a ideia de plantar árvores no entorno do Barrão, para garantir, no futuro, sombra para a garotada que frequenta a área.

“Nasci em sítio e sei da importância de se ter árvores num ambiente, especialmente as frutíferas, que atraem pássaros, que já vemos tão poucos. Plantamos várias com a ajuda do mandato de Iran. Algumas ficaram, mas outras já foram roubadas, principalmente as ornamentais. Infelizmente, falta consciência. Mas acho esse trabalho importante e tem que continuar. Vamos buscar mais mudas e tentar recolocar no lugar das que foram tiradas. Penso que se você quer o bem, você tem quer plantar o bem. Se você planta uma árvore hoje, você garante sombra e frutos para as crianças amanhã, que vão aprender com isso e levar essa ideia adiante. Temos que insistir nisso porque a situação do meio ambiente, em todo lugar, é cada vez pior. Temos que fazer a nossa parte”, enfatizou Irmão Josué.

Mandato distribuiu árvores para plantio em escola municipal de Amparo do São Francisco

Escolas municipais

Também no mês de agosto, uma grande campanha de arborização foi planejada e executada pelo mandato de Iran Barbosa para a distribuição e o plantio de árvores em escolas dos municípios de Canhoba e Amparo do São Francisco, envolvendo professores e estudantes. Em Canhoba, foi beneficiada a Escola Municipal Juvenal da Rocha Freire. Já em Amparo, o plantio aconteceu em quatro escolas municipais – Augusto do Prado Franco, Josias José dos Santos, Izabel da Glória Freire e Antônio da Silva Carvalho –, além dos postos de Saúde Aluízio Pinheiro de Lemos, no Povoado Pontal, e Pedro Alves dos Santos, no Povoado Criolo.

Uma outra atividade importante de arborização foi realizada em Porto da Folha, também no mês de agosto, e aconteceu na comunidade da Ilha do Ouro. Foram plantadas árvores nas margens do Rio Capivara e também discutiu-se com moradores a importância de se revitalizar e preservar as matas ciliares.

“Estive nessa atividade, junto com o companheiro Anselmo Rito e outros parceiros do mandato, e foi uma experiência muito rica e prazerosa. Plantei árvores junto com os moradores da comunidade, ajudando a recompor a vegetação que margeia o Rio Capivara. Levamos cinco espécies de árvores diferentes. Infelizmente, a devastação tem provocado problemas muitas sérios que atingem o rio e, por consequência, toda a população. É preciso reagir e realizar mais e mais ações como a que fizemos por lá. Continuaremos, ao longo do nosso mandato, insistindo nessa política, de levar árvores para plantio aonde pudermos, por entender que só depende de nós trabalhar para garantir o futuro das próximas gerações. Não podemos cruzar os braços”, afirmou Iran Barbosa.