Em audiência pública, Iran Barbosa defende Deso e Banese como estatais

0
577
Deputado se somou à luta em defesa do Banese e Deso como públicas

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, participou, na tarde da terça-feira (01), da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que tratou do tema “Fortalecimento e Defesa das Entidades Públicas Deso e Banese”. A proposta foi do vereador Américo de Deus (Rede) e contou com a participação do presidente e do secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgoto de Sergipe – SINDISAN, Sílvio Sá e Sérgio Passos; da presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe – SEEB-SE, Ivânia Pereira; do economista Luís Moura, do Dieese; dos vereadores Lucas Aribé (PSB), Isac Silveira (PCdoB) e Camilo Lula (PT), além do ex-vereador Antônio Góis, o Goisinho, populares e representantes de movimentos sociais e sindicais interessados no tema.

Em sua fala, Iran Barbosa defendeu, com veemência, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e o Banco do Estado de Sergipe (Banese) como estatais e como patrimônio inegociável do povo sergipano, por serem estratégicas e necessárias para o desenvolvimento econômico e social do estado. Para o petista, não é inteligente qualquer ação do governo estadual que venha a fragilizar as duas estatais, como a proposta de venda de parte das ações do banco no mercado de valores.

“Qualquer forma de privatização de empresas estratégicas não pode ser considerada inteligente. O caminho que o governo do Estado está trilhando não é inteligente e vai na contramão do que os países do centro do capitalismo, que já fizeram isso antes e perceberam, depois, que não é dessa forma que se superam as crises. Se nós estamos vivendo um momento difícil no país e em Sergipe, não é privatizando as nossas estatais, que cumprem tarefas importantes, que vamos superar as dificuldades”, disse o petista. “Supera-se crise com alternativas, com mais investimentos estatais e com mais presença do Estado, buscando acomodar os interesses da população, em especial os interesses das parcelas mais frágeis, que não encontram apoio no modelo de mercado”.

Ainda de acordo com Iran, os argumentos daqueles que defendem ostensivamente ou dos que apoiam de forma velada as iniciativas que o Governo do Estado está tomando em relação à Deso e ao Banese são frágeis, porque são argumentos que se valem da lógica do mercado que não cabem para empresas com caráter público e que têm forte impacto social, como é o caso das duas estatais em questão.

“E mesmo assim, dentro da lógica da competitividade de mercado, essas duas empresas públicas têm demonstrado possuir todas as condições para enfrentar e superar os concorrentes privados. Mas não é esse o papel que elas têm a cumprir. Tanto o Banese quanto a Deso cumprem uma função social com alcance gigantesco, assim como a Petrobras e tantas outras estatais estratégicas. Querer medir essas empresas com a mesma régua que se usa para os negócios de mercado é, no mínimo, também, pouco inteligente, ou é simplesmente má-fé para tentar enganar a população”, criticou.

O parlamentar reiterou o seu compromisso com a defesa de todas as estatais como públicas e servindo à população, sendo papel dos parlamentos discutir, aprofundar e debater com a população o valor estratégico que têm as estatais e o impacto negativo das privatizações na vida do povo, especialmente das parcelas mais pobres.

“Nossa tarefa é fazer a boa disputa, junto com os sindicatos e com aqueles que sabem o papel estratégico que tem as nossas estatais. Vamos continuar na luta e na resistência, e vamos vencer”, enfatizou Iran Barbosa.