Valorização do magistério é tema de discurso de Iran Barbosa

0
666
Para Iran, governantes tentam invisibilizar a importância e as pautas do Magistério [Foto: Jadilson Simões]

No início da semana sobre a qual recai o Dia do Professor, o professor e deputado estadual Iran Barbosa (PT) fez um pronunciamento sobre a data e a necessidade de se garantir a valorização profissional da categoria, na tarde desta segunda-feira, 14, na Assembleia Legislativa de Sergipe.

Iran pontuou que além de apenas parabenizar o professor, é necessário lutar por um cenário que favoreça o reconhecimento, o respeito e a valorização da profissão.

“Estamos iniciando a semana na qual estamos comemorando o Dia do Professor. E aproveito para lembrar que houve um tempo em que essa data era marcada por algumas coisas significativas, a exemplo do anúncio de reajustes salariais, de negociações de projetos que interessavam à categoria, além de ser um momento, também, de destacar a importância do professor para o desenvolvimento da sociedade”, disse.

“No entanto, estamos vivendo um momento onde os governantes buscam invisibilizar a importância e as pautas de interesse do Magistério. Estamos vivendo um cenário de desmonte e ataque aos direitos da categoria. O Executivo envia projetos para esta Casa que desconsideram a contribuição dos educadores e educadoras para a Educação, que não dialogam como os professores e professoras e que não valorizam o magistério”, acrescentou.

O deputado aproveitou para reiterar que os projetos que tramitam na Assembleia Legislativa e que tratam da Educação (Projetos de Lei N° 208 e 212) precisam passar por um processo de discussão com os principais interessados.

“Quero aproveitar a semana do professor para apelar para que se faça o reajuste do valor do piso salarial do magistério, que se garanta a reestruturação da nossa carreira e para que o governo do Estado dialogue com os principais interessados sobre os projetos que dispõem sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe e sobre o Programa Alfabetizar pra Valer”, manifestou Iran Barbosa.