Lutas e conquistas do Magistério são destacadas no Dia do(a) Professor(a)

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"Neste Dia do Professor, a nossa mensagem é de continuidade de resistência e de luta", enfatizou Iran Barbosa

Neste 15 de outubro, data na qual se comemora o Dia do(a) Professor(a), o professor e deputado estadual Iran Barbosa (PT) prestou homenagem aos educadores e educadoras, destacando o papel social que esses profissionais cumprem frente à coletividade, bem como pontuando que as lutas e resistências frente à desestruturação do ensino público marcam a trajetória histórica da categoria.

Ao manifestar as felicitações aos professores e às professoras, na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, Iran relembrou as conquistas históricas do Magistério, destacando a garantia constitucional de vinculação de recursos para o financiamento da Educação Pública, a conquista do Estatuto do Magistério, do Plano de Carreira e Remuneração e da regulamentação do direito ao piso salarial profissional da categoria.

“Lamentavelmente, nós avançamos nas conquistas dos direitos, mas os direitos terminam sendo sempre vilipendiados pelas autoridades gestoras”, observou Iran, acrescentando que o desrespeito aos direitos da categoria resulta na sua desvalorização profissional e no seu desprestígio social.

“Nós sabemos o significado e o valor que tem a nossa profissão! É por isso que insistimos em continuar na luta para garantir que esses e outros direitos que foram duramente conquistados sejam efetivados, porque não avançaremos no sucesso da educação e no nosso projeto geral de sociedade civilizada sem a garantia dos nossos direitos e o nosso reconhecimento profissional. Portanto, neste sentido, afirmo que, neste Dia do Professor, a nossa mensagem é de continuidade de resistência e de luta”, enfatizou Iran Barbosa, lamentando que, além do desrespeito a esses direitos, há um ataque permanente à autoridade intelectual dos(as) docentes, perpetrado por iniciativas autoritárias que tentam impor, no espaço de trabalho dos profissionais do Magistério, pacotes instrucionais sem nenhuma vinculação pedagógica com o fazer educacional construído cotidianamente no chão das escolas.