Iran Barbosa participa de debate com estudantes de Direito

0
587
"Em tempos de ataques à democracia e aos nossos direitos, esse debate é mais do que necessário", afirmou Iran Barbosa

O deputado Iran Barbosa, do PT, professor e membro da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe, participou, na tarde da segunda-feira, 11, do I Seminário de Direitos Humanos e Cidadania.

A atividade foi realizada pelo Departamento de Direito, da Faculdade Pio Décimo, em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) e a OAB/SE. Iran Barbosa foi o palestrante do tema “Direitos Humanos no Estado Democrático de Direito”.

Para falar sobre o assunto, Iran resgatou momentos históricos que construíram o que hoje é chamado de Estado democrático, desde a concepção do Estado como instrumento de opressão, marcado pela dominação dos mais fortes sobre os mais fracos, perpassando pelo combate ao absolutismo, até o momento atual de ataque às conquistas sociais e violações aos direitos humanos.

“A luta pelos direitos humanos caminha conjuntamente com a luta pelo Estado democrático de direito porque toda resistência àquele Estado opressor resultou na construção de um projeto de civilização pautado nos direitos humanos”, destacou Iran, pontuando que não há democracia sem respeito aos direitos humanos, garantia de uma sociedade justa, fraterna e igualitária.

Iran Barbosa também destacou a importância do espaço de discussão diante da conjuntura que o país vive.

“Em tempos de ataques à democracia e aos nossos direitos, esse debate é mais do que necessário para que possamos reafirmar a defesa em prol das conquistas seculares obtidas pelas lutas sociais e humanistas. Parabenizo a coordenação do curso de Direito da Faculdade Pio X pela iniciativa, juntamente com o IBDFAM e a OAB/SE, por trazerem este debate para a instituição, local de formação, transmissão e troca de conhecimento”, afirmou Iran Barbosa.

A palestra do Deputado Iran Barbosa foi seguida por mais duas: “Direitos Humanos em Tempo de Crise”, proferida pelo presidente e pela vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, dr. Robson Barros e dra. Pâmela Salmeron, respectivamente; e “Direitos Humanos e Vulnerabilidades Sociais”, abordada pela ativista em Direitos Humanos e advogada, dra. Niuly Campos.