Iran Barbosa destaca a importância dos Conselheiros Tutelares

0
600
Parlamentar destacou a importância da função social que os conselheiros tutelares cumprem

Na data em que se comemora o Dia do(a) Conselheiro(a) Tutelar, 18 de novembro, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) dedicou o discurso no Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa de Sergipe para prestar homenagem aos agentes garantidores dos direitos da criança e do adolescente.

Além de parabenizar os conselheiros tutelares, Iran Barbosa destacou a importância da função social que essa categoria cumpre.

“Os conselheiros tutelares são os atores sociais que buscam preservar a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, por isso precisamos compreender qual o papel social que desempenham e valorizar o seu trabalho”, disse.

“Os conselhos e os conselheiros precisam ser respeitados nas suas prioridades, na estrutura de seu funcionamento, na abrangência plena no cumprimento de suas ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes”, afirmou Iran.

Para o parlamentar, falar e defender os conselheiros tutelares na atual conjuntura é também lutar contra a destruição de todo um sistema de garantia de direitos.

“A política nacional dos direitos da criança e do adolescente tem sido desmontada. Por exemplo, precisamos resgatar o significado que tem o Conanda para essa rede de proteção, mas que tem sido atingido nas suas prerrogativas”, observou.

“Nós precisamos fortalecer essa rede de proteção às crianças e aos adolescentes e temos que reivindicar prioridade e funcionamento livre dos conselhos tutelares e valorização e respeito para os conselheiros e conselheiras”, defendeu Iran Barbosa.