Deputados apelam para a manutenção do funcionamento de Maternidade em Capela

0
658
Deputado Iran Barbosa é o autor da Moção de Apelo

Desde outubro deste ano, quando o governo do Estado confirmou, através de nota, a suspensão temporária das atividades do Centro Obstétrico Dra. Leonor Barreto Franco – COLBF, ou simplesmente Maternidade ‘Dra. Leonor Barreto Franco’, como é popularmente conhecida, o deputado Iran Barbosa (PT) manifestou-se contrariamente à medida, apoiando os atos realizados pelos funcionários, assistidos e populares.

Além de participar dos atos contra o fechamento e acompanhar o problema, Iran apresentou na Casa Legislativa a Moção de Apelo Nº 59/2019, direcionada ao governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e ao secretário de Estado da Saúde (SES), Valberto Oliveira, para que não suspendam as atividades do Centro Obstétrico. A Moção foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares sergipanos.

“Os motivos apresentados pelo governo, para tentar justificar o fechamento, são refutados pelo corpo técnico da maternidade. Não há um estudo conclusivo projetando e analisando os impactos do fechamento da maternidade para os moradores daquela região sergipana ou, se há, não foi tornado público”, disse.

“A maternidade atende toda a região do Vale do Cotinguiba sergipano, sendo essa uma decisão importante, complexa, bem como de alta responsabilidade para com o sistema de saúde sergipano”, explicou Iran Barbosa, justificando a apresentação da Moção de Apelo para que os gestores revejam o posicionamento.