Iran Barbosa crítica projeto que amplia o número de alunos nas turmas escolares em Aracaju

0
649
Iran Barbosa manifestou apoio à luta da categoria

Na manhã desta terça-feira, 11, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) manifestou posição crítica ao Projeto de Lei Nº 432/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal de Aracaju, que estabelece parâmetros para a organização das turmas da educação infantil, do ensino fundamental e da educação de jovens e adultos nas Unidades de Ensino mantidas pelo Poder Público Municipal.

Além de tecer comentários sobre a propositura, Iran Barbosa esteve na Câmara Municipal para manifestar apoio aos colegas do magistério.

“Estamos caminhando para aprofundar, cada vez mais, o abismo que separa o discurso da busca da qualidade da educação da sua efetiva qualificação”, posicionou-se.

“O discurso é o de que a educação, em Sergipe, está em um patamar muito baixo de qualidade e as próprias autoridades constituídas utilizam isso como argumento para adotar políticas que, na contramão, não ajudam a modificar esse cenário, a exemplo dessa matéria que está tramitando na Câmara”, disse.

Iran exemplificou que a lei vigente prevê o máximo de oito crianças por turma na faixa etária de zero a dois anos de idade, enquanto a proposta de lei modifica para 15 crianças por turma na faixa etária de zero a 11 meses.

“A nova proposta amplia o número de alunos por faixa etária. No entanto, entendemos que um atendimento mais qualificado perpassa por um número menor de alunos por turmas, o que hoje é perfeitamente viável em decorrência dos dados demográficos”, avaliou.

“Ocorre que as autoridades entendem que se diminuiu a pressão populacional, deve diminuir o número de salas e professores, mantendo o ‘depósito’ de crianças. Não queremos ‘depósitos’ de crianças, mas espaços educativos. Como se educam crianças de zero a 11 meses com o quantitativo de 15 crianças por turma? Qual é a mágica? O prefeito Edvaldo Nogueira precisa responder”, criticou Iran.

Por fim, Iran Barbosa parabenizou os professores e as professoras que se mobilizaram contra esse projeto, acrescentando que a propositura foi retirada da pauta de votação, no dia de hoje, na Câmara Municipal de Aracaju.