Deputado Iran Barbosa repudia ataques de Bolsonaro ao educador Paulo Freire

0
615
Paulo Freire, o patrono da educação brasileira e sergipana

O deputado estadual e professor Iran Barbosa, do PT, repudiou, nesta terça-feira, 17, mais uma ataque do presidente da República, Jair Bolsonaro, ao educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira – e sergipana – e um dos intelectuais mais respeitados no mundo. Ontem (16), durante entrevista no Palácio do Planalto, Bolsonaro chamou o filósofo e educador de “energúmeno”.

“Paulo Freire é uma figura respeitada no mundo inteiro e novamente é atacado pelo presidente da República de forma vil, inclusive, ferindo os ritos e os protocolos do cargo que ocupa, ao chamar Paulo Freire de ‘energúmeno’. Nem sei se ele, o presidente da República, com o nível de intelectualidade que tem, sabe o significado exato dessa palavra”, ironizou o parlamentar.

O petista pontuou que se há norma que estabelece que Paulo Freire é patrono da educação brasileira, qualquer presidente tem que ter, minimamente, o respeito ao dispositivo legislativo que diz isso.

“Quero daqui da tribuna da casa do povo de Sergipe, onde Paulo Freire é também Patrono da Educação, rechaçar mais esse ataque à memória e ao legado desse grande educador. Trata-se de uma agressão não só aos brasileiros, mas à intelectualidade mundial, visto que Paulo Freire e sua obra são estudados e servem de referência em incontáveis universidades por todas as partes do mundo. Paulo Freire recebeu inúmeros títulos ‘honoris causa’ mundo afora; tem estátua em sua homenagem na Suécia, dá nome a centro de estudos na Finlândia; é inspiração para vários cientistas em inúmeros países; e a sua obra é uma das mais lidas no mundo. Só quem nunca leu sequer a orelha de um livro de Paulo Freire pode referir-se a ele da forma desrespeitosa como faz o atual presidente da República”, afirmou o deputado.

Ainda em sua fala, Iran destacou que Paulo Freire inspira aqueles que procuram educar o povo de forma a emancipá-lo. “E talvez por essa razão, pelo cheiro de povo que está muito vinculado a esse educador, ele incomode demais o atual staff presidencial, porque Paulo Freire pensou a educação como caminho para emancipar o povo, formar cidadãos com massa crítica. Por isso a necessidade deste governo de atacá-lo, porque não quer um povo que pense, reflita e tenha capacidade crítica. Com um povo assim educado, governos com o perfil que tem o atual governo brasileiro tem mais dificuldades para se elegerem e se sustentarem”, disse.

Iran fez questão de apontar que há setores da direita que não concordam com a prática política e pedagógica que o intelectual brasileiro atacado pelo Presidente sempre defendeu, mas sabem reconhecer nele um grande intelectual brasileiro que buscou estudar e apresentar alternativas para a educação.

“E não há nada mais covarde do que atacar quem não está aqui para se defender. Paulo Freire não está vivo, mas ele vive nos corações, nas mentes e nas ideias de um exército imenso de educadores, pensadores e intelectuais no mundo todo, prontos para defendê-lo e para enfrentar essas análises tacanhas e medíocres”, afirmou Iran.

Valendo-se do significado vocabular de ‘energúmeno’, o parlamentar lembrou que a palavra também se refere à pessoa que age com violência, de forma irracional, brutal, desequilibrada e desatinada, além de designar um indivíduo ignorante e boçal.

“Tendo em mente as duas figuras, a de Bolsonaro e a de Paulo Freire, precisamos ver com qual delas essa palavra combina mais. Vejamos os dois perfis e elejamos quem melhor veste a casaca do energúmeno”, desafiou Iran Barbosa.