Projeto que institui 2020 como o Ano do Bicentenário é aprovado

0
628

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou, na segunda-feira, 23, o Projeto de Lei Nº 292/2019, apresentado pelo deputado estadual Iran Barbosa (PT), que institui o ano de 2020 como o Ano do Bicentenário da Emancipação Política do Estado de Sergipe. Para o parlamentar, trata-se de uma data histórica e de grande importância para todos os sergipanos.
“Portanto, a casa do povo de Sergipe não poderia ficar silenciosa, sendo necessário organizar a sua própria agenda comemorativa. Este é um dos objetivos do nosso projeto e fico, como parlamentar e professor de História, muito feliz e entusiasmado com a sua aprovação”, afirmou o petista.

Ainda no mês de agosto, o parlamentar já buscava mobilizar o Legislativo Estadual acerca da importante efeméride e teve aprovado o Requerimento Nº 786/2019, que criava a Comissão de Representação do Parlamento sergipano para planejar as atividades e ações que deverão ser executadas pelo Legislativo estadual com vistas a comemorar a data.

“A partir daquele momento, estabelecemos o diálogo com o presidente Luciano Bispo, que foi bastante solícito e abraçou de imediato a proposta. Traçamos os primeiros esboços de um plano para a comemoração, que foi submetido à Comissão de Representação e ajudou na construção de uma proposta de comemoração”, lembrou.

Na mesma sessão da segunda-feira (23), os deputados aprovaram o Projeto de Resolução Nº 53/2019, da Mesa Diretora, fruto das contribuições da Comissão de Representação. A proposta dispõe sobre as comemorações dos 200 anos da Emancipação Política do Estado de Sergipe.