Deputado Iran Barbosa discute Novo Fundeb em Campo do Brito

0
596
“Foi um rico momento de diálogo e encontros com meus colegas professores e professoras", disse Iran

O deputado estadual e professor Iran Barbosa, do PT, na condição de membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, esteve em Campo do Brito, na quinta-feira, 6, para tratar de um assunto importante na área educacional: o fim da vigência do atual Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a necessidade da instituição do novo Fundo educacional. O parlamentar discutiu a questão no Encontro Pedagógico 2020 da Rede Municipal de Ensino daquele município.

Ao tratar do tema “Fundeb Permanente”, Iran abordou a tramitação da PEC 15/2015, que visa tornar permanente essa política de sub-vinculação de recursos para a Educação, bem como a importância de ampliação de investimentos da União na composição do Fundo.

O parlamentar também lembrou que o prazo de vigência do atual Fundeb está para acabar e que é necessário que o país defina alternativas de financiamento para a Educação Básica. Ainda segundo Iran, não teremos Educação Pública de qualidade se não houver garantias de financiamento vinculado, comprometido com as demandas educacionais brasileiras.

“Foi um rico momento de diálogo e encontros com meus colegas professores e professoras, onde refletimos sobre a importância de construirmos uma corrente nacional em apoio à proposta do Fundeb permanente, com ampliação de recursos e com a garantia de que a complementação financeira da União irá beneficiar o nosso Estado, já que, até hoje, nem durante a vigência do Fundef nem durante esse tempo de funcionamento do Fundeb, Sergipe recebeu qualquer complementação de recursos federais para a manutenção e desenvolvimento do ensino e parava valorização dos profissionais da Educação”, disse Iran, lembrando, também, que a atual política nacionalmente definida para o pagamento do Piso Salarial do Magistério está vinculada à existência do Fundeb.

Educação da Capital

Ainda durante a manhã da quinta-feira, 6, o deputado Iran Barbosa esteve reunido com professores da rede municipal de Aracaju. Na pauta foram tratados diversos problemas das escolas municipais.

“Dialogamos sobre alguns problemas e vou buscar acompanhá-los, junto com a minha categoria, cobrando e propondo soluções para todos eles”, informou Iran Barbosa.