Iran participa de Jornada Pedagógica em Nossa Senhora da Glória

0
651
Jornada Pedagógica aconteceu em Nossa Senhora da Glória

Na manhã da terça-feira, 18, o professor e deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou, na condição de membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Assembleia Legislativa de Sergipe, da VIII Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Nossa Senhora da Glória. O evento, que reuniu os professores e professoras do município, como atividade preparatória para o início do ano letivo naquela cidade, teve como tema central “A Construção Coletiva do Projeto Político Pedagógico como Ato de Resistência e de Garantia da Autonomia Pedagógica”.

O parlamentar, por sua vez, proferiu aos seus colegas professores e professoras uma palestra sobre os “Elementos Para a Elaboração, Execução e Avaliação Coletiva dos PPPs”.

Para o petista, o encontro é importante para pensar a Educação Básica em um momento de tentativas de desmonte das instituições que produzem conhecimento e do ataque ao papel social e político das instituições de ensino, resultados do crescimento da onda fascista em nosso país.

“Um evento que junta professores e professoras para pensarem sobre a sua responsabilidade e suas tarefas, na perspectiva de preservarmos a autonomia que estão querendo tirar de nós e das nossas escolas e que busca reafirmar as instituições de ensino como espaço educativo e de formação para o exercício pleno da cidadania tem meu total apoio e produz, em mim, uma imensa satisfação por poder partilhar dessa construção, juntamente com meus colegas educadores e educadoras. Vim participar de um evento onde a abertura de suas atividades tem música, apresentada por um jovem que toca tão apaixonadamente saxofone. A arte não pode estar ausente do nosso fazer pedagógico. Uma das formas mais fortes que o fascismo tem para tentar inculcar sua ideologia no meio do povo é fazer calar as artes, fazer apagar a sensibilidade. Promover as artes e respeitar os artistas são atos de resistência ao obscurantismo presente em nossos dias e nós, intelectuais orgânicos da sociedade, temos que promover esses atos de rebeldia”, enfatizou.

Iran aproveitou a oportunidade para cumprimentar os novos professores e professoras empossados, egressos do último concurso público, realizado em 2019 pelo município, e saudou os professores mais experientes da rede. O petista falou sobre a escassez cada vez mais frequente de realização de concursos públicos e sobre as tentativas de desmonte do papel do Estado.

“Gente nova chegando à nossa categoria! Parabéns aos colegas recém empossados, aos novos professores e professoras. Quero desejar-lhes boas-vindas à nossa profissão. Estamos vivendo em um cenário em que concursos públicos estão virando uma raridade. Então, participar de um evento onde, na abertura, temos essa notícia de novos profissionais empossados é, também, motivo de muita satisfação e mesmo antes de começar a falar já me sinto contemplado por estar, mais uma vez, participando das Jornadas Pedagógicas da “Capital do Sertão” sergipano”, afirmou Iran.

Durante a sua apresentação, o deputado afirmou que se valeu da sua experiência docente, parlamentar e sindical e da contribuição desse acúmulo de vivências na explanação do tema que lhe fora proposto. O petista enfatizou a importância do planejamento para o exercício da docência; contextualizou o lugar dos PPPs na relação com outros instrumentos de planejamento educacional como os Planos de Educação e os Planos de Trabalho Docente; fundamentou a importância dos PPPs dentro dos marcos legais e regulamentadores do Sistema Nacional de Educação; debateu o significado do PPP à luz de Resoluções exaradas pelo Conselho Nacional de Educação; e apresentou elementos indispensáveis para a elaboração, execução, acompanhamento e avaliação do PPPs, destacando a importância de sua sistematização como instrumento, inclusive, de proteção da comunidade escolar contra as ingerências de gestores que tentam invadir o espaço de autonomia das instituições de ensino querendo impor, muitas vezes, pacotes instrucionais, desconsiderando a proposta pedagógica das escolas.

Ao final, o petista parabenizou toda a equipe organizadora do evento, coordenada pela secretária municipal de Educação, professora Rosevânia Andrade, e todos que participaram da Jornada Pedagógica, que para ele é um ato de planejamento e de resistência ao desmonte da Educação no Brasil!