Iran se solidariza ao Professor Dudu e pede investigação sobre tentativa de atropelamento

0
712

O deputado estadual Iran Barbosa utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta quarta-feira, 19, para se solidarizar com o dirigente sindical e educador Rubens Marques de Sousa, o Professor Dudu, como é mais conhecido, que foi vítima, em Estância, de duas tentativas de atropelamento, na tarde dia 16/2, enquanto pedalava pelas ruas daquela cidade.

O parlamentar deu como lida a Nota Pública emitida pela Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Estância, denunciando o ato violento contra o líder sindical e solicitando providências dos órgãos competentes.

“O professor Dudu é um dirigente da CUT, do Sintese e do meu partido, é um militante da luta social e sindical, e foi vítima de duas tentativas de atropelamento praticados por uma mesma pessoa, em um mesmo veículo. Isso é extremamente preocupante, num cenário onde, nacionalmente, assistimos a vidas de militantes sociais sendo ceifadas. Precisamos deixar isso público: a vida do professor Dudu está ameaçada. E peço aqui providências das autoridades do nosso estado, especialmente da Secretaria de Segurança Pública”, apelou.

Iran, que recebeu dirigentes do PT de Estância em seu gabinete para tratar do assunto, enfatizou que é preciso dar respostas imediatas diante de um caso como esse, e defendeu que haja uma investigação séria para revelar a autoria do atentado, a fim de se coibir novas tentativas contra a vida de militantes sociais e sindicais sergipanos.

“Eu também tive notícias de outro caso, que aconteceu na tarde da segunda-feira (17), quando jovens chegaram em um carro, pararam em frente à sede do PT de Estância e perguntaram a uma dirigente se poderiam estacionar ali, o que foi permitido. Mas quando souberam que era a sede do Partido dos Trabalhadores, imediatamente começaram as agressões e ameaças contra a dirigente, inclusive com insinuações de que ali seria fácil de se jogar uma bomba para acabar com a sede e com os petistas que estivessem dentro. Esse é um quadro de terrorismo sobre o qual precisamos colocar um freio. A democracia exige que o contraditório e as diferenças sejam tratadas respeitosamente, e não com violência e atentados à vida dos lutadores sociais deste país”, enfatizou o petista.

Confira a íntegra da nota:

PARTIDO DOS TRABALHADORES – ESTÂNCIA/SE

NOTA PÚBLICA

Nós que fazemos a Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores em Estância, reunidos em 17 de fevereiro de 2020, vimos a público hipotecar total e irrestrita solidariedade ao Professor Rubens Marques de Sousa (Dudu), líder sindical e dirigente estadual do PT, devido a duas tentativas de atropelamento no dia de ontem a tarde, enquanto ele pedalava pelas ruas da cidade.

A primeira tentativa se deu nas imediações da Rua Capitão Salomão e à segunda na Avenida Tenente Eloy, nas imediações do Auto Posto Centro. Ambas as tentativas foram praticadas pelo mesmo autor ainda não identificado.

Aproveitamos a oportunidade para repudiar o ato de violência cometido contra o companheiro, ao tempo em que, exigimos uma apuração imediata e profunda pelos órgãos competentes, visando o total esclarecimento.

Reafirmamos o nosso compromisso com os valores da democracia e da liberdade, e anunciamos em alto e bom som, que não nos calaremos diante de atos dessa natureza.

Estância (SE), 17 de fevereiro de 2020.

Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores