Imprimir
PDF

Iran participa da 13ª edição do "Ocupe a Praça", dedicada à Poesia

Escrito por George W. Silva | Fotos: Edinah Mary/Funcaju on .

Pin It

Iran Barbosa folheia a edição reeditada da Revista da SCASIran Barbosa folheia a edição reeditada da Revista da SCASO Vereador Iran Barbosa, do PT, participou, na noite da quarta-feira, 29, de mais uma edição do Projeto "Ocupe a Praça", promovido pela Funcaju, através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira – NPDOV. O evento, que envolveu cinema, música e, principalmente, poesia, aconteceu no Centro Cultural de Aracaju e na Praça General Valadão.

“Esse tem sido um espaço importante de fomento à cultura e que vem se consolidando na agenda cultural da nossa cidade. Quando o poder público atua para incentivar e levar cultura até as pessoas, elas aparecem e interagem. Veja que a Praça General Valadão, que, normalmente, não oferece atrativos noturnos para que a população a frequente, hoje, com cinema, música, poesia e outras formas de arte acontecendo, está super movimentada, trazendo vida ao Centro Histórico de Aracaju. Estão de parabéns todos que organizam o ‘Ocupe a Praça’”, afirmou o Vereador Iran.

Programação e homenagem

Praça General Valadão se encheu de gente, música e poesiaPraça General Valadão se encheu de gente, música e poesiaA programação da 13ª edição do “Ocupe a Praça” teve a exibição do curta-metragem Transubstancial, sobre o poeta Augusto dos Anjos, com direção de Torquato Joel, e o Circulo de Poesia ‘Arte Infinita’, com a participação de diversos poetas sergipanos. A programação também envolveu ‘pocket show’ com artistas locais e o relançamento da Revista da Sociedade de Cultura Artística de Sergipe (SCAS), em homenagem ao Poeta Mário Jorge, que completaria 71 anos, se vivo estivesse.
 
“Tenho que agradecer muito à minha família. Minha mãe e meu pai mantiveram a memória de Mário Jorge, com a contribuição, princialmente, de Ilma Fontes e Vinícius Dantas. Foi a minha família que lançou os seus livros de poesia e, hoje, estamos reeditando a revista da Sociedade de Cultura Artística de Sergipe, idealizada pela querida Ilma Fontes, e que foi editada em 1980, em homenagem a Mário Jorge. Seguindo Ilma, a revista levou à criação do jornal Folha da Praia”, explicou a deputada estadual Ana Lúcia (PT), irmã do poeta. Ernesto Vieira, filho do poeta sergipano, também participou do evento.