Imprimir
PDF

Iran Barbosa propõe criação de Medalha que homenageia cordelistas

Escrito por Valesca Montalvão on .

Pin It

O vereador Iran Barbosa, do PT, apresentou, na Câmara Municipal de Aracaju, a Indicação Nº 2010/2018, que sugere a criação da Medalha Leandro Gomes de Barros para homenagear os cordelistas.

“A referida medalha é uma forma de reconhecimento aos cordelistas por tão bem representarem a diversidade artística brasileira, retratando a cultura e vivência de um povo. Estamos sugerindo que, no exercício de suas prerrogativas, a Mesa apresente, para apreciação em plenário, essa importante homenagem”, explicou Iran.

De acordo com o parlamentar, a ideia da criação da honraria surgiu da cordelista Izabel Nascimento, que sugeriu que fosse feita a apresentação na Casa Parlamentar.

“Iran é um grande defensor do povo sergipano. Sempre apoiou o Cordel e foi um nome que pudemos contar para que o dia 19 de julho se tornasse o Dia do Cordelista em Aracaju. Eu procurei o vereador Iran Barbosa para esta ação porque tenho certeza que ele compreende o que significa homenagear os nomes do cordel em nossa Cidade”, explicou a cordelista Izabel Nascimento.

Segundo Iran Barbosa, a Indicação sugere, ainda, a realização de uma audiência pública com a participação de representantes dos cordelistas para que sejam debatidos os detalhes da propositura.

Denominação

Sobre a escolha do patrono ser o cordelista Leandro Gomes de Barros, Iran Barbosa pontuou que o mesmo é considerado o criador da Literatura de Cordel.

“2018 é o ano que marca centenário da morte desse poeta popular. Mas o nome do cordelista Leandro Gomes de Barros para denominar a honraria em questão foi, também, uma sugestão apresentada por Izabel Nascimento”, disse.

A escolha que para Izabel Nascimento valoriza os cordelistas sergipanos, como também celebra o centenário.

“O centenário de Leandro Gomes de Barros representa um importante momento do Cordel em todo Brasil. Todos os Estados do Nordeste brasileiro estão celebrando esta data. Em Sergipe, a Academia Sergipana de Cordel entende que a medalha concedida pela Câmara de Vereadores de Aracaju é um merecido reconhecimento aos nomes que fazem o nosso Cordel”, defendeu.

Votos de Congratulações

Como forma de reconhecer o trabalho da Academia Sergipana do Cordel (ASC), o vereador Iran Barbosa protocolou, no Parlamento Municipal, os Requerimentos Nº 190 e 191/218, que apresentam Votos de Congratulações à entidade pela passagem do 1º ano de sua instalação, como também pela realização da 1ª Feira do Cordel, que aconteceu no Café da Gente, localizado no Museu da Gente Sergipana, em 29 deste mês.

“A Academia Sergipana do Cordel possui a destacada missão que se traduz na preservação do movimento literário em Sergipe e na organização dos seus escritores”, asseverou Iran, parabenizando a ASC.

“A realização da Feira do Cordel é uma atividade que estimula o encontro entre o público em geral com os cordelistas, editores, repentistas, ilustradores e xilogravuristas da nossa tradicional literatura popular, além de fomentar a leitura da poesia de cordel", afirmou Iran Barbosa.

Notícias relacionadas