Imprimir
PDF

Iran Barbosa faz visita à direção do Sindisan

Escrito por George W. Silva on .

Pin It

Iran destacou as lutas em defesa da Deso como companhia públicaIran destacou as lutas em defesa da Deso como companhia públicaNa tarde da segunda-feira, 30, o vereador Iran Barbosa (PT), acompanhado da deputada estadual Ana Lúcia (PT), fez uma visita de cortesia à direção do Sindisan – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe. Participaram da reunião membros da Diretoria Executiva e alguns representantes de base do Sindicato.

Na oportunidade, o parlamentar parabenizou toda a direção pelo trabalho realizado em defesa da Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso, que estava ameaçada de privatização; assim como em defeaa da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – Cohidro, que corria risco de extinção e, graças à mobilização do sindicato, o Governo do Estado desistiu dos dois processos e as duas companhias permanecem como estatais.

Iran lembrou da atuação do seu mandato e de Ana Lúcia na defesa das duas importantes companhias públicas, em especial, da Deso. No início do ano passado, ante a ameaça de privatização e dialogando com o Sindisan, os parlamentares realizaram, conjuntamente, na Assembleia Legislativa do Estado (Alese), a maior Audiência Pública da história daquela Casa, com plenário e galerias completamente tomados pelos trabalhadores, sindicalistas e apoiadores da luta contra a privatização. Era dado ali o pontapé inicial para a mobilização da sociedade em defesa da Deso como empresa pública, a serviço dos sergipanos.

“Foi um momento importante e que teve grande repercussão, e ficamos muito felizes de ter contribuído com essa luta, que foi vitoriosa, em grande medida, pelo trabalho que a direção deste sindicato empreendeu junto aos trabalhadores e, principalmente, à população, que passou a reconhecer o valor da Deso como estatal e a defender a companhia contra a privatização. O trabalho de visitas às câmaras de vereadores, nos municípios, foi fantástico e surtiu resultado. Está de parabéns toda a direção”, enfatizou Iran, lembrando que, também no ano passado, articulado com o sindicato, às vésperas do Dia Mundial da Água, o parlamentar abriu espaço na Câmara para que a direção do Sindisan, em Tribuna Livre, tratasse do tema “Deso como Companhia Pública: garantia aos sergipanos do direito humano de acesso à água”.

Secretário-geral enfatizou o papel de Iran e Ana Lúcia contra a privatozação da DesoSecretário-geral enfatizou o papel de Iran e Ana Lúcia contra a privatozação da DesoO petista também destacou que conseguiu aprovar na Casa a criação da Frente Parlamentar Contra a Privatização da Deso, que deve continuar a cumprir o papel de manter ativa, dentro da Câmara de Vereadores de Aracaju, a luta em defesa da Deso como Companhia pública.

“É mais um instrumento de luta que estará aberto ao sindicato para qualquer nova tentativa de privatizarem a Deso. Nós não sabemos como será o dia de amanhã, por isso temos que ficar muito atentos ao perfil dos candidatos que pretendem assumir a presidência da República e o Governo do Estado”, disse.

Agradecimento

O secretário-geral do Sindisan, Sérgio Passos, em nome da direção, agradeceu a visita dos dois parlamentares e destacou o papel importante que ambos cumpriram na luta contra a privatização da Deso e em outros momentos da difícil conjuntura que os trabalhadores vivem, desde o golpe parlamentar-jurídico-midiático de 2016.

“A gente tem muito o que agradecer pelo apoio que tivemos dos dois mandatos, principalmente pela realização daquela Audiência Pública histórica na Alese, e que foi responsável por dar início às nossas mobilizações em defesa da Deso contra a privatização. Foi um marco e a gente tem que reconhecer; além do apoio que sempre tivemos, tanto de um quanto do outro, em muitas outras lutas, pela identidade que vocês têm com a classe trabalhadora e com o movimento sindical, de onde vocês vieram. Então, vocês nunca negaram as suas origens e se mantêm fiéis até hoje a elas, e isso é muito importante, porque são dois perfis que ainda se mantêm ideológicos”, afirmou Sérgio Passos.

Sérgio também agradeceu à deputada estadual Ana Lúcia pelo projeto que ela apresentou na Alese, incluindo a Caminhada da Água – evento realizado pelo Sindisan no Dia Mundial da Água – no calendário oficial ambiental do Estado de Sergipe.

Pela proposta, que foi aprovada e sancionada, virando a Lei Estadual Nº 8.424/2018, no dia 22 de março “o Estado poderá, em parceria com o Sindisan e demais entidades da sociedade civil, participar da organização do evento, além de promover uma programação alusiva ao Dia Mundial da Água, com caráter educativo, realizando eventos, seminários e outras atividades”.

“É uma contribuição importante e que fortalece a nossa Caminhada da Água como espaço de diálogo permanente com a sociedade sobre os problemas não só relacionados á água, como também a realidade da Deso, da Cohidro e dos SAAEs”, destacou Passos.