Imprimir
PDF

Iran Barbosa prestigia lançamento de livro do Padre Isaías Nascimento

Escrito por George W. Silva on .

Pin It

Para Iran,  livro de Padre Isaías contribui para o resgate histórico da atuação de Dom BrandãoPara Iran, livro de Padre Isaías contribui para o resgate histórico da atuação de Dom BrandãoNa noite da terça-feira, 31, o vereador e professor Iran Barbosa (PT), presidente da Comissão de Educação Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Aracaju, prestigiou o lançamento do livro “Dom Brandão: um pastor com cheiro de ovelhas”, do Padre Isaías Nascimento, que aconteceu na Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros, com apoio da Academia Barracoqueirense de Letras e Artes – ABLA. Antes do lançamento, foi realizada uma missa solene na Igreja de Santa Luzia, conduzida pelo próprio padre e escritor.

Segundo Iran Barbosa, o Padre Isaías Nascimento é uma grande referência de luta em todo o estado de Sergipe e um profundo conhecedor da história de vida de Dom José Brandão de Castro, primeiro bispo de Propriá no período de 1960 a 1987, cuja trajetória foi marcada por sua atuação junto a camponeses, sem-terra, indígenas, pescadores e quilombolas, pela luta por reforma agrária, em especial na região do Baixo São Francisco, e pela opção de luta ao lado dos mais pobres.

“O livro é um registro importante sobre a vida de um religioso que, à frente da Diocese de Propriá, abraçou a luta contra a exploração da população mais pobre e que lutou por justiça social e reforma agrária, emprestando sua voz e influência para que os desvalidos e esquecidos do Baixo São Francisco pudessem conquistar suas terras e ter uma vida mais digna. Padre Isaías cumpre com louvor essa tarefa de registrar, historicamente, em seu livro, a trajetória de vida e de luta do então bispo de Propriá, Dom José Brandão de Castro”, afirmou Iran.

“E não podemos esquecer que o bispo esteve à frente da Diocese de Propriá em períodos duros da nossa história, e ainda assim fez uma luta incessante em defesa dos mais pobres. Os movimentos sociais se fortaleceram como consequência de uma visão social profunda que tinha Dom José Brandão. E tudo isso pode ser visto no livro do Padre Isaías que merece ser lido por todos”, concluiu.

O livro “Dom Brandão, um pastor com cheiro de ovelhas” saiu pela editora O Popular (Belo Horizonte/MG) e está sendo vendido ao preço acessível de R$ 20,00.