Imprimir
PDF

Iran Barbosa cobra melhorias para os Peritos Criminais

Escrito por Valesca Montalvão | Foto: Divulgação SSP/SE on .

Pin It

A data 4 de dezembro marca o Dia do Perito Criminal Oficial e, neste dia, o vereador Iran Barbosa (PT) afirmou que, além de parabenizar os peritos, é necessário reforçar compromissos com a categoria com o objetivo de cobrar melhorias para os profissionais dessa importante área de prestação de serviço público.

Ao discursar na tribuna do Parlamento Municipal, Iran apresentou as dificuldades que os peritos do Estado de Sergipe enfrentam, lamentando a situação e defendendo ser necessário a mudança dessa realidade.

“Há apenas 59 peritos criminais para os 75 municípios de Sergipe, além de os profissionais não possuírem plano de carreira e receberem a pior remuneração do país”, lamentou Iran, mencionando que o Sindicato dos Peritos Oficiais de Sergipe (Sinpose) tem lutado constantemente em defesa da valorização profissional e melhores condições de trabalho.

Ainda segundo Iran, a Lei determina que deve haver quatro Unidades Regionais do Instituto de Criminalística e do IML em Sergipe, mas há apenas uma, em Aracaju. “Um crime que ocorra em local distante precisa esperar, no mínimo, duas horas para a chegada dos peritos criminais”.

“Outra dificuldade é a falta de autonomia financeira e administrativa para a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) como prevê a Constituição Estadual e a Lei Complementar Nº 79/2002, já que o órgão continua atrelado financeiramente à Polícia Civil”, disse.

Iran Barbosa reassumiu o compromisso com a categoria. “Parabenizo todos os peritos sergipanos e afirmo que a partir do próximo ano, na Assembleia Legislativa, estarei fiscalizando e cobrando o cumprimento do que determina a legislação no que diz respeito à valorização desses importantes profissionais”, finalizou Iran Barbosa.

Notícias relacionadas