Imprimir
PDF

Iran Barbosa deixa a Câmara Municipal para assumir a Assembleia Legislativa

Escrito por Valesca Montalvão on .

Pin It

O povo sergipano delegou ao Vereador Iran Barbosa (PT), através do voto, a missão de ampliar a sua representação parlamentar para a condição de Deputado Estadual. Por esta razão, para tomar posse na Assembleia Legislativa, Iran protocolou, na manhã desta quinta-feira (31), na Câmara Municipal de Aracaju, o ofício que contém o seu pedido de renúncia ao mandato de vereador.

“É a segunda vez que a vontade popular dos eleitores sergipanos me atribui desafios mais amplos em pleno exercício da vereança. Encerro aqui este mandato para dar início a um novo e mais amplo desafio, acatando a vontade popular”, afirmou Iran.

Iran explicou que a formalização da renúncia é uma exigência contida na legislação pátria para que ele possa tomar posse no exercício de outra representação parlamentar delegada pelo eleitorado.

“Além de cumprir a legislação, meu objetivo é também manifestar meus mais sinceros agradecimentos aos que souberam conviver comigo ao longo da minha participação neste Legislativo Municipal, especialmente neste último biênio”, disse.

Por fim, Iran Barbosa agradeceu ao povo sergipano e reafirmou seu compromisso com sua cidade, seu Estado e toda a população.

“Estarei na Assembleia Legislativa, a partir de 1° de fevereiro, e seguirei esse caminho desafiador. Meu compromisso com o nosso povo segue forte!”, declarou Iran Barbosa.

Veja a seguir a íntegra do Ofício N° 01/2019, assinado pelo parlamentar:

 

Ofício nº 001/2019
Ref: Gabinete Vereador Iran Barbosa
Aracaju, 31 de janeiro de 2019


ASSUNTO: Renúncia em favor de um desafio maior


Senhor Presidente,
Colegas parlamentares,
Servidores da Câmara Municipal de Aracaju,

Este documento cumpre uma missão ousada: renunciar ao mandato de Vereador de Aracaju para cumprir uma tarefa ainda mais desafiadora que me foi delegada pelo povo de Sergipe, ampliando minha representação parlamentar para a condição de Deputado Estadual.

É a segunda vez que a vontade popular dos eleitores sergipanos me atribui desafios mais amplos em pleno exercício da vereança. A outra ocorreu em 2007 quando interrompi o meu primeiro mandato de vereador para representar o povo de Sergipe no Congresso Nacional, na condição de Deputado Federal.

Devo dizer que, aqui nesta casa de leis municipais, nesta Câmara de Vereadores da capital de todos os sergipanos, vivi momentos muito intensos; aprendi de forma profunda o verdadeiro sentido de "andar nas veredas"; fiz amigos; enfrentei adversários; debati problemas e apontei soluções; sofri derrotas duras, mas conquistei vitórias inesquecíveis.

Aqui se iniciou a minha experiência parlamentar e ela me acompanha e me serve de base para qualificar minhas ações por onde ando. Tenho que ser grato a essa indispensável experiência.

Meu objetivo com este documento não é apenas formalizar a minha renúncia, exigência contida na legislação pátria para que eu possa tomar posse no exercício de outra representação parlamentar delegada pelo eleitorado, mas, e principalmente, o objetivo é também manifestar meus mais sinceros agradecimentos aos que souberam conviver comigo ao longo da minha participação neste Legislativo Municipal, especialmente neste último biênio.

Agradeço aos colegas vereadores que, com suas variadas matizes, me ensinaram a conviver com a pluralidade, endurecendo-me para o necessário enfrentamento daquilo a que me oponho e ensinando-me a exercitar a ternura para a consecução das utopias que persigo.

Agradeço aos funcionários desta Casa que sempre entenderam as agonias de um parlamentar que, na oposição ou na situação, nunca deixou de incomodá-los para buscar oferecer o que de melhor pudesse na prestação de serviço ao nosso povo. Sempre tive entre esses construtores do funcionamento da Câmara aliados prontos ao serviço. A todos eles, meu mais sincero sentimento de respeito, consideração e gratidão.

Vou seguir meu caminho desafiador, obedecendo às determinações das urnas do último pleito eleitoral. Levo comigo um legado imenso produzido neste Parlamento aracajuano.

Deixo com vocês a certeza de que estarei vigilante para cumprir dignamente minha missão e não envergonhar a Câmara Municipal do povo de Aracaju, escola importante da minha aprendizagem política.

Estarei na Assembleia Legislativa, a partir de 1° de fevereiro, à disposição de Vossas Excelências e de todos os senhores e senhoras do funcionalismo desta Casa.

Como sei que, de acordo com o inciso XVI do artigo 91 da nossa Lei Orgânica é competência privativa da Câmara "receber renúncia de Vereador"; e que a forma escrita é exigida pela inteligência do inciso II do artigo 102 do nosso Regimento Interno, apresento a esse colegiado Legislativo a minha Renúncia ao mandato que honrosamente conquistei para o exercício desta legislatura, na forma de ofício e com firma devidamente reconhecida, como exige o artigo 103 do mesmo Regimento, requerendo que sejam providenciadas todas as medidas para o fiel cumprimento desta decisão.

Aproveito a oportunidade para acostar a este documento, na forma exigida no inciso I do artigo 94 do Regimento Interno deste Poder Legislativo, a minha Declaração de Bens, como informada à Receita Federal.

No mais, ficam os ecos da minha gratidão ao povo de Aracaju por me ter concedido a honrosa possibilidade de representá-lo neste Poder.

Aqui se extingue um mandato, mas extingue-se como condição para que surja outro em seu lugar. E, neste outro mandato, o de Deputado Estadual, os aracajuanos e Aracaju que, como gosto sempre de frisar, é a capital de todos nós, terão lugar destacado, ao lado dos demais sergipanos e municípios do nosso Estado.

Em Aracaju eu nasci, nela me criei, aqui me profissionalizei e me lancei para o Estado na luta sindical e política. Os aracajuanos me elegeram seu representante em três momentos: pela primeira vez já me conduziram ao Parlamento Municipal como o segundo vereador mais bem votado e nas duas últimas oportunidades eleitorais, deram-me a honrosa primeira colocação no pleito.

Sempre que disputei outros cargos eleitorais, lá estavam os aracajuanos respondendo positivamente ao meu pedido de apoio. Isso não será jamais esquecido. Meu compromisso com o nosso povo segue forte!

Um abraço fraterno a todos e todas.
Iran Barbosa
Vereador - PT


Ao Excelentíssimo Vereador
Josenito Vitale de Jesus
MD Presidente da Câmara Municipal de Aracaju

Notícias relacionadas