Imprimir
PDF

Petista apoia servidores municipais e defende diálogo para reajuste salarial

Escrito por George W. Silva | Foto: Ascom/CMAJU on .

Pin It

Iran leu a nota de repúdio dos servidores na tribuna (Foto: Heribaldo Martins)Iran leu a nota de repúdio dos servidores na tribuna (Foto: Heribaldo Martins)O vereador Iran Barbosa (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal para dar voz ao Movimento Intersindical de Servidores Públicos de Aracaju, que agrega a CUT, a CTB, a Força Sindical e seus sindicatos filiados.

O movimento distribuiu Nota de Repúdio ao índice de reajuste anunciado pelo prefeito da Capital, cujo percentual foi de apenas 5%, inferior à inflação acumulada no período de janeiro de 2012 a abril de 2013.

A Nota, onde os servidores fazem uma análise que se contrapõe ao reajuste anunciado, foi destacada pelo vereador na tribuna.

“Faço minhas as palavras dos servidores com críticas a esse anúncio, porque o último reajuste dos servidores de Aracaju ocorreu em janeiro de 2012 e agora se anuncia um aumento no percentual de 5%, inferior à inflação, o que não cumpre sequer o requisito de recompor as perdas inflacionárias do período”, avaliou o parlamentar.

Iran lembrou que os dados referentes às finanças do município de Aracaju, a partir da exposição feita pelo secretário da Fazenda, na própria Câmara de Vereadores, mostram que a Administração Municipal tem a possibilidade de, dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ter mais boa vontade com o reajuste dos servidores municipais, podendo garantir um aumento maior que os 5% anunciados.

“Já afirmei que nós não podemos aceitar com tranquilidade o aumento do número de cargos comissionados, que está sendo aprovado nesta Casa, diante da alegação oficial de que há dificuldades para reajustar os salários dos servidores de cargos efetivos”, ressaltou.

“É preciso convencer o Executivo para que abra o diálogo, receba o Movimento Intersindical e faça um esforço para discutir e atender às reivindicações das várias categorias que compõem o movimento”, acrescentou o vereador petista.

Iran apoia e defende a formação, no âmbito do município de Aracaju, de um espaço de negociação permanente entre a Administração Municipal e os servidores, com método de funcionamento constante e não apenas pontualmente, por ocasião da data-base dos mesmos.

“Quero reforçar a reivindicação que faz o conjunto de sindicato dos servidores municipais e aproveitar a oportunidade para solicitar dos vereadores da bancada governista que dialoguem com o prefeito para que ele receba o movimento e busque uma alternativa para que o reajuste que foi anunciado possa ser melhorado, para que, quando o mesmo chegar à Câmara, tenhamos a condição de votar uma reposição salarial efetiva para os trabalhadores do serviço público municipal de Aracaju”, defendeu Iran Barbosa.

Servidores da Câmara Municipal

Iran aproveitou a oportunidade, ainda, para solicitar ao presidente da Câmara Municipal que não reproduza o erro do Poder Executivo e assegure um reajuste mais digno para os servidores do Poder Legislativo, fazendo bom uso da autonomia que tem aquele Poder.