Imprimir
PDF

Vereador Iran Barbosa denuncia falta de preservação das áreas verdes de Aracaju

Escrito por Valesca Montalvão | Foto: Heribaldo Martins on .

Pin It

Encosta do Bairro América: vegetação completamente secaEncosta do Bairro América: vegetação completamente secaA falta de preservação das áreas verdes de Aracaju foi o tema do discurso de hoje (10) do vereador Iran Barbosa, do PT, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju. Ao cobrar da Administração Municipal uma política de preservação, o parlamentar ressaltou a importância da conservação e manutenção desses locais públicos e apontou diversos benefícios  para a população, tais como a valorização visual do espaço urbano e a diminuição das temperaturas externas.

Segundo Iran, em Aracaju, havia uma rotina de cuidado com as áreas de jardins e gramados. No entanto, essa ação deixou de existir, causando prejuízos para a população aracajuana.

“Locais como o Parque da Sementeira, a encosta do bairro América, os jardins e os canteiros centrais das avenidas eram cuidados e aguados com regularidade, o que garantia a presença de um gramado verde, viçoso e embelezador em nossas vias públicas, jardins e parques, além de provocar  uma sensação térmica melhor. Quem passar por esses locais poderá  verificar que a vegetação está toda queimada, porque a prefeitura não adota mais aquela política rotineira de preservação e abandonou a tarefa de regar o gramado e os jardins da nossa cidade”, denunciou o vereador.

Iran Barbosa lembrou que o abandono das áreas verdes também acarreta em um prejuízo financeiro para o município, pois houve um investimento nesses locais.

Iran Barbosa: falta mais cuidado da Administração com a cidadeIran Barbosa: falta mais cuidado da Administração com a cidade“Estamos assistindo a uma situação de descuido e é justamente no período de estiagem que devemos assegurar que as plantas, gramados e jardins sejam aguados”, explicou Iran ao pontuar que não se deve alegar que é a seca que acarreta as queimadas, pois todo ano há um período de estiagem e é nesse período que o cuidado deve ser intensificado.

Para o parlamentar, administrar uma cidade é cuidar do cotidiano. “Andamos por Aracaju e parece que estamos em um deserto. Essa situação que estamos vivenciando é a consequência da falta de zelo e de manutenção”, finalizou Iran, informando que vai fazer um Requerimento solicitando informações sobre qual é a prática que tem sido adotada pela Administração para a preservação das áreas verdes urbanas.

“Também farei uma Indicação solicitando que a prefeitura Municipal de Aracaju, através dos órgãos competentes, retome a política de molhar essas áreas verdes da nossa cidade constantemente”, acrescentou.

Prejuízos

Para o morador do bairro Jabotiana, Joseilton Nery, a população está necessitando de uma Administração Municipal que se preocupe com as questões ambientais, pois estão ocorrendo diversas agressões ao meio ambiente no município de Aracaju.

“No meu bairro, por exemplo, a expansão imobiliária está destruindo a área verde, além de estar poluindo o Rio Poxim”, falou Joseilton ao apoiar a denúncia do parlamentar, visto que atende às demandas da população.