Imprimir
PDF

Vereador Iran Barbosa solicita manutenção do Farol histórico de Aracaju

Escrito por George W. Silva on .

Pin It

Antigo Farol de Aracaju, localizado na Farolândia, e a praça no seu entorno precisam de manutenção urgenteAntigo Farol de Aracaju, localizado na Farolândia, e a praça no seu entorno precisam de manutenção urgentePreocupado com o avanço do processo de deterioração do antigo Farol de Aracaju, também conhecido como Farol do Contiguiba, e dos equipamentos públicos no seu entorno, o Vereador Iran Barbosa, PT, apresentou a Indicação 123/2017, aprovada na Câmara de Aracaju, solicitando do Poder Executivo da Capital, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização – Emurb, providências para a manutenção completa do referido farol, que fica localizado na praça Tenente Domingues Fontes, no Bairro Farolândia.

O antigo Farol, inaugurado em 1861, com 35 metros de altura e estrutura metálica vinda da França, quanto ativo, orientava as embarcações que chegavam à foz do Rio Sergipe e funcionou até 16 de julho de 1991, quando foi desativado, quatro dias após entrar em funcionamento o novo Farol, localizado na Coroa do Meio.

O conjunto estrutural, por sua importância histórica, foi tombado pelo Estado em 1995, mas ficou anos esquecido pelas autoridades, sofrendo com ação do tempo e se transformando numa estrutura totalmente enferrujada e depredada até 2008, quando o então Governador Marcelo Déda e o então Prefeito Edvaldo Nogueira autorizaram as obras de recuperação do monumento, que foi entregue totalmente revitalizado e com espaços de lazer e de estacionamento de veículos no seu entorno, em 28 de abril de 2009.

“Infelizmente, na Administração João Alves, nada foi feito em relação à manutenção da estrutura do farol e dos equipamentos na praça que foi construída na sua base, o que resultou, obviamente, numa deterioração dos mesmos. Trata-se de um monumento histórico significativo da nossa cidade e não podemos deixar que esse processo se acelere. Por isso estou apresentando essa Indicação à Emurb, para que proceda com a manutenção daquele espaço, tão belo e importante para todos os aracajuanos”, explicou Iran Barbosa.

Ainda de acordo com Iran Barbosa, que é Professor de História, é tarefa do Poder Público zelar pelo patrimônio material e imaterial do conjunto da sociedade. “Dessa forma, preserva-se a história e os valores da nossa gente. Portanto, espero que a Prefeitura, através da Emurb, zele por aquele espaço, realize as manutenções necessárias e as mantenha periodicamente. Com certeza, não só quem mora no entorno do Farol, mas todos os aracajuanos e turistas que visitam Aracaju poderão usufruir com mais segurança e prazer daquele importante e histórico espaço da nossa Capital”, enfatizou o parlamentar.