Deputado coerente, atuante e de luta!

José Iran Barbosa Filho, o Professor Iran, nasceu em Aracaju, no Estado de Sergipe. Concluiu, aos 17 anos, a Educação Básica no Centro Educacional Presidente Vargas, escola da rede municipal de ensino de Aracaju.

Ingressou na Universidade Federal de Sergipe, sendo o primeiro colocado no vestibular de Licenciatura Plena em História do ano de 1984, curso que concluiu em 1988. Em 1989, retornou aos bancos da Universidade Federal de Sergipe e, em 1992, colou grau mais uma vez, como bacharel em Direito.

Sua trajetória na Rede Pública teve início em 1988, quando conseguiu a primeira colocação no Concurso Público para Professor de História da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e, em 2002, passa a acumular, como permitido pela Constituição Federal, o Cargo de Professor de História na Secretaria Municipal de Educação de Aracaju.

Iran também foi Professor Substituto da antiga Escola Técnica Federal de Sergipe e do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, onde lecionou História Econômica e Geo-História.

Tornou-se vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE) em 1995. Em 1998, assumiu a presidência do Sindicato, sendo reeleito em 2001 e, em 2004, foi eleito para dirigir o Departamento Para Assuntos Jurídicos do mesmo sindicato.

Iran Barbosa também dirigiu a CUT-SE e entre os anos de 2002 e 2005, foi eleito para a Direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE.

Em 2004, Iran disputou, pelo Partido dos Trabalhadores, uma cadeira na Câmara Municipal de Aracaju e foi o segundo candidato mais bem votado para Vereador da capital sergipana.

Em 2006, Iran Barbosa foi eleito Deputado Federal para a 53ª Legislatura da Câmara dos Deputados, tendo sido o único Parlamentar Federal de Sergipe a representar o PT no Congresso Nacional entre os anos de 2007 e 2011.

Na Câmara Federal, atuou na Comissão de Educação e Cultura, além de presidir a Subcomissão Especial do Rio São Francisco. Foi um dos coordenadores nacionais da Frente Parlamentar da Terra e o coordenador estadual da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT.

Por um curto período de tempo, em 2011, o Professor Iran foi o primeiro Secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania de Sergipe.

Em 2012, Iran Barbosa foi eleito, mais uma vez, Vereador em Aracaju, na condição de candidato mais votado nas eleições proporcionais municipais daquele ano.

Durante a Legislatura de 2013 a 2016, Iran integrou a principal Comissão Temática da Câmara Municipal, que é a Comissão de Justiça e Redação; além de ter atuado como membro da Comissão de Educação, Cultura e Esportes. Foi o líder da Bancada de Oposição na Câmara Municipal de Aracaju durante toda a Legislatura 2013-2016.

Nas eleições municipais de 2016, o povo de Aracaju reconduziu Iran Barbosa como Vereador e, outra vez, como o mais votado da capital, com 8.809 votos.

E no pleito de 2018, após uma campanha difícil e sem acesso aos programas do Horário Eleitoral Gratuito, Iran Barbosa conquistou o voto de 26.961 sergipanos, sendo o oitavo deputado estadual mais bem votado e o primeiro do PT.