O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou de uma simulação de reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), atividade de culminância do projeto Atheneu ONU do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, que aconteceu no sábado, 5 de novembro.
Iran Barbosa pontuou a importância do projeto como uma prática educativa que inseriu os estudantes em temáticas mundiais. Para o parlamentar, a atividade representa a aposta no protagonismo juvenil.
“A nossa juventude deve ser, cada vez mais, impulsionada como construtora da sua própria manifestação e organização. Além de ter sido um momento bonito, lúdico e de aprendizagem, enfatizo que foi um momento político importante e necessário, através do qual a escola diz não às tentativas de silenciar a formação política, necessária para a construção de uma sociedade”, disse o parlamentar, parabenizando todos os estudantes, os professores, a direção da escola e o coordenador do Atheneu ONU, professor Yuri Norberto.
“Na oportunidade, destaquei que projetos como o que prevê o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe e o Programa Alfabetizar pra Valer, enviados pelo Poder Executivo para a Alese, jamais conseguirão alcançar o que naquele momento foi produzido em termos de formação escolar; jamais essas avaliações que buscam, apenas, ranquear e punir alunos e professores conhecem o quão grandioso é uma atividade pedagógica como esse projeto Atheneu ONU”, enfatizou Iran Barbosa.