Neste 6 de agosto, Dia Nacional dos/das Profissionais da Educação, o vereador Iran Barbosa, do PSOL, destacou a data, que homenageia os profissionais técnicos e administrativos das escolas de Educação Básica.
O parlamentar enfatizou, da tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, a importância desses profissionais para o bom funcionamento das escolas.
“A lógica de funcionamento da educação possui uma grande complexidade. Para a Educação Básica funcionar em nosso país, não temos apenas o magistério, ou seja, docentes e profissionais que prestam suporte pedagógico; mas temos também os profissionais técnicos e administrativos, como os técnicos em alimentação e em secretaria escolar, entre outros”, afirmou.
O parlamentar aproveitou a data para expressar sua indignação a uma realidade vivida em Sergipe e na capital sergipana. Iran apontou que, apesar dos cursos de formação de profissionais da educação, os governos não abrem concurso para essa área.
“Eu dou aula numa escola da rede estadual que forma profissionais da educação na área de secretaria escolar, mas a rede não faz concurso para absorvê-los. Há uma negligência das gestões em relação à realização de concurso para essa área, porque a regra virou a terceirização e a mercantilização da educação”, criticou.
Iran destacou, ainda, que esta quarta-feira, 6, é Dia Nacional de Luta pela Valorização dos/as Profissionais da Educação, com mobilização nacional em defesa da valorização da categoria, pela realização de concursos públicos e pela aprovação do Projeto de Lei n° 2.531/21, que garante o piso salarial das(os) profissionais técnicas(os) e administrativas(os) da Educação Básica.
“Precisamos ter concurso público para essa área, piso salarial e valorização dos profissionais da educação. Daqui quero cumprimentar esses profissionais, que são essenciais para o bom funcionamento das nossas escolas”, externou o vereador Iran Barbosa.