Na última quinta-feira (25), no Município de Nossa Senhora da Glória, o vereador Iran Barbosa (PSOL) participou de uma Mesa de Diálogo durante a abertura do Encontro Estadual da Articulação do Semiárido (ASA-SE), instituição que tem como missão fortalecer a sociedade civil na construção de processos participativos para o desenvolvimento sustentável e a convivência com o Semiárido, referenciados em valores culturais e de justiça social.
A entidade articula uma rede composta por mais de três mil organizações da sociedade civil, entre ONGs, sindicatos de trabalhadores rurais, associações comunitárias, cooperativas da agricultura familiar, movimentos sociais, entre outras instituições que atuam no Semiárido brasileiro defendendo, propagando e colocando em prática o projeto político da convivência com o Semiárido.
O convite para a participação do parlamentar foi feito pela coordenação da ASA-Sergipe pela sua condição de aliado das pautas tratadas pela ASA, de parlamentar e de ativista dos Direitos Humanos.
O Encontro Estadual se constituiu em atividade preparatória para a participação da ASA no 13° Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), maior encontro sobre o tema da América Latina e espaço estratégico de articulação política, científica e cultural.
O tema da Mesa de Diálogo que Iran Barbosa partilhou com professores da UFS, do IFS, com lideranças dos movimentos que integram a ASA, com o deputado estadual Chico do Correio e com o representante da deputada Linda Brasil foi “Agroecologia, Convivência com o Semiárido e Justiça Climática”.
Na sua participação, o vereador destacou a necessidade de enfrentarmos toda a política negacionista ainda presente frente às emergências climáticas, tão bem representada na postura do presidente estadunidense que trata a questão como “a maior farsa” do nosso tempo e governa de costas para as medidas pactuadas pela maioria das nações; destacou a importância de compreendermos que a questão ambiental dialoga com todas as pautas estruturantes pelas quais temos nos mobilizado, até porque, sem um planeta para vivermos, essas pautas não terão onde se concretizar; e chamou a atenção para o fato de que, para superarmos o atual estado de deterioração ambiental, é necessário que conquistemos a superação do modelo de sociedade consumista, destrutiva, concentradora de riquezas e produtora dos maiores níveis de degradação ambiental ao longo da passagem da humanidade sobre a Terra, ou seja, em uma expressão: é necessário que superemos o capitalismo!
“Parabenizo a coordenação estadual da ASA-SE pela iniciativa. Foi um momento de muita partilha e, para mim, de muito aprendizado. A mobilização para o debate é o primeiro passo para avançarmos”, concluiu o vereador Iran Barbosa, agradecendo o convite e a oportunidade de diálogo.