Iran Barbosa destaca a realização do Seminário PSOL+20

0
38

O vereador Iran Barbosa utilizou o seu tempo de fala como Líder do Partido Socialismo e Liberdade na Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (30), para destacar, na tribuna, a realização do Seminário PSOL+20, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 27 e 29 de setembro.

De acordo com o parlamentar, que participou do evento, o encontro foi um momento importante em que o PSOL reuniu militantes e filiados de todo o país para discutir e atualizar o seu programa partidário, no ano em que a legenda comemora 20 anos da sua legalização.

“Foi um processo importante de atualização programática do partido, na perspectiva de construir e fortalecer o partido socialista que nós defendemos. Foi um encontro muito bonito que envolveu filiados e expoentes políticos dessa agremiação partidária que eu integro, um momento importante em que fizemos um debate profundo e democrático, com a participação das várias correntes que integram o partido”, externou o parlamentar.

“Fizemos um bom debate e chegamos à construção do novo programa do Partido Socialismo e Liberdade que tem como objetivo superar os desafios e apontar os caminhos do nosso partido para o Século XXI”, disse o psolista.

Iran pontuou que os desafios apontados pelo partido em seu novo programa englobam a questão ambiental, inter-relacionado com outras questões que afetam o conjunto da sociedade, especialmente os trabalhadores, as mulheres, as minorias e as populações menos favorecida economicamente.

“O PSOL tem a firme convicção de que a temática ambiental tem uma relação profunda com todas as pautas que a gente defende e que, sem planeta, não há vida. A defesa da vida que nós fazemos tem a ver com a defesa do meio ambiente, e isso impacta na necessidade de chamarmos à responsabilidade aqueles que de fato têm contribuído historicamente com muito mais peso à essa situação que vivemos hoje de emergências climáticas. Os que têm causado os maiores problemas de ordem ambiental não são, na maioria das vezes, os que sofrem os maiores impactos ”, pontuou, destacando a denúncia do partido ao chamado ‘Racismo Ambiental’, quando as consequências desiguais que as camadas mais marginalizadas da população, em especial as minorias étnicas e periféricas, sofrem por meio da degradação do meio ambiente.

Ainda sobre o Seminário PSOL+20, Iran Barbosa destacou que os debates programáticos também envolveram questões relacionadas a uma repactuação profunda para a construção de um novo modelo de sociedade que não privilegie o acúmulo desenfreado de riqueza, com consequente aumento da pobreza; à defesa das lutas feministas e dos direitos das mulheres; à luta contra o racismo e em favor dos direitos das populações negras e quilombolas; à luta pelos direitos dos idosos e idosas; dos direitos das comunidades LGBTQUIAPN+; contra a precarização das relações de trabalho; pelo fim da escala de trabalho 6×1; à defesa do Estado Democrático de Direito Soberano; entre outras questões.

“Foi um seminário extremamente rico e importante. Aqui em Sergipe e em Aracaju, assim como no Brasil, seguiremos defendendo as pautas que motivaram o nosso partido durante esses 20 anos, desde a sua fundação, e que seguirão, nas próximas décadas, nos incentivando e arregimentando mais pessoas para que possamos construir o Socialismo, que é mola mestra da nossa luta”, afirmou Iran Barbosa.