Foi aprovado por unanimidade, em Redação Final, na Câmara Municipal de Aracaju, o Projeto de Lei n° 202/2025, de autoria do vereador Iran Barbosa (PSOL), que inclui a polpa da mangaba, fruta típica da região, no cardápio da alimentação escolar da rede pública de ensino da capital.
A iniciativa aprovada visa, entre outras coisas, garantir o equilíbrio alimentar dos estudantes, respeitadas as normas nutricionais pertinentes, e fortalecer a economia local com sustentabilidade.
De acordo com o projeto, a política municipal de aquisição da polpa da mangaba priorizará a produção realizada no âmbito do Município de Aracaju, por meio de cooperativas e associações produtoras.
“Além de promover a valorização da nossa cultura alimentar local e dos nossos recursos naturais, a inclusão da mangaba na alimentação escolar incentiva o consumo de alimentos regionais, fortalecendo a economia local e promovendo a sustentabilidade”, explica o vereador Iran Barbosa.
Para se transformar em lei, o projeto agora só depende da sanção da prefeita do município e da sua respectiva publicação no Diário Oficial de Aracaju.
A mangaba é um fruto de grande importância cultural e econômica para Sergipe, sendo símbolo do estado. A extração e comercialização do fruto são sustentadas por catadoras de mangaba, individualmente ou em associações e cooperativas, especialmente em áreas litorâneas como Aracaju.
A colheita ocorre, em geral, em duas safras por ano, e a fruta representa sustento para muitas famílias de catadoras, gerando renda e ocupando um espaço importante na economia local.









