
Na manhã desta quarta-feira (26), o vereador e professor Iran Barbosa (Psol) destacou, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, as visitas de trabalho que fez, no dia de ontem (25), em duas escolas da rede pública municipal, acompanhado de dirigentes do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema).
Junto com o presidente do sindicato, o professor Obanshe Severo, e da primeira secretária, a professora Patrícia Seixas, Iran esteve na Escola Municipal de Educação Infantil Dom Avelar Brandão Vilela, no bairro Olaria, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, onde dialogou com professores e as equipes diretivas das unidades de ensino sobre problemas estruturais existentes, especialmente em relação à falta de climatização.
“Esse é um problema que detectamos nessas duas unidades de ensino, mas que se estende a outras escolas da rede municipal. Nós continuamos, a essa altura, com esse grave problema, que é a falta de condições climáticas para ministrarmos aulas nas nossas escolas. Estamos num período de extremo calor e é preciso que a gestão municipal enfrente essa situação”, cobrou Iran Barbosa.
O parlamentar destacou que as duas unidades visitadas estão num processo adiantado quanto aos projetos de climatização para as salas de aula, ressaltando o alto valor para a execução desses projetos.
“Por isso é necessário que a gestão municipal tenha uma visão sensível sobre esse problema para dar consequência à execução dos projetos, que envolve, muitas vezes, a instalação de uma subestação de energia para garantir o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado sem o problema de queda de energia, porque a gente sabe que muitas dessas escolas têm redes elétricas antigas”, apontou.
Iran Barbosa aproveitou para destacar a necessidade de apoio dos parlamentares, na forma de emendas impositivas, para ajudar no financiamento dos projetos de climatização nas escolas municipais.
“O presidente do Sindipema, o professor Obanshe, entregou aqui, para os parlamentares, ofícios nos quais solicita o empenho para que, na destinação dos recursos das nossas emendas orçamentárias, olhemos com atenção essa questão da falta de climatização nas escolas que dificulta o bom acolhimento das crianças e adolescentes. Quero reforçar esse pedido e dizer que vou me comprometer com essa questão”, afirmou.
“Entretanto, a gestão municipal precisa abraçar de fato essa causa, porque ela é fundamental e necessária para que as condições de trabalho dos professores sejam adequadas e garantidas”, reforçou o parlamentar.





















