
O vereador Iran Barbosa, do PSOL, dedicou seu primeiro discurso do ano legislativo da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quarta-feira (04), para homenagear o Frei Sérgio Antônio Görgen, que faleceu ontem (03), aos 70 anos, em sua casa, na cidade de Hulha Negra (RS).
Com uma trajetória marcada pela luta em favor da agricultura de produção familiar e dos trabalhadores rurais, Frei Sérgio foi um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e também do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do qual foi dirigente.
“Quero manifestar o meu pesar e a minha tristeza pelo falecimento do Frei Sérgio Görgen, notícia que comoveu setores importantes do nosso país na manhã de ontem”, externou o parlamentar, que teve atendida a solicitação para nominar a sessão desta quarta-feira (04/02), da Câmara Municipal de Aracaju, com o nome do religioso.
Natural do Rio Grande do Sul e conhecido como “Profeta da Resistência Camponesa”, Frei Sérgio era frade franciscano, escritor e intelectual orgânico das causas populares e das lutas camponesas.
Iran também estendeu seu pesar a toda irmandade franciscana do Brasil e ao Movimento dos Pequenos Agricultores brasileiro e sergipano, assim como a todos que lutam para organizar a resistência popular em favor da agricultura familiar e da produção de alimentos livres de agrotóxicos.
“Frei Sérgio levou a vida a cumprir a máxima cristã ‘dai de comer a quem tem fome’. Ele sempre foi um homem preocupado com a pobreza e com a fome, dedicando-se a essa luta e às causas populares mais gerais; era teólogo da Libertação e fez cinco greves de fome para garantir direitos essenciais neste país, especialmente para os que vivem da agricultura familiar”, apontou o vereador.
Ainda em sua fala, Iran destacou que os ensinamentos e o exemplo do Frei Sérgio Görgen serão seguidos por aqueles que sempre estiveram ao lado dele, construindo a resistência popular contra a fome e em defesa da agricultura familiar e camponesa.
“Não poderia deixar de manifestar meu pesar por essa perda, somando-me ao luto de todos aqueles que estão envolvidos nas lutas populares pelo Brasil, mas esse é um luto que também reforça a resistência. Vai-se o Frei Sérgio, mas fica o seu exemplo”, enfatizou o parlamentar psolista.








