​Iran se solidariza com os professores de N. Srª do Socorro e apela ao prefeito para que dialogue com a categoria

0
10

O vereador e professor Iran Barbosa, do PSOL, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, nesta quinta-feira (12), para se solidarizar com os professores e professoras da rede pública municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro, que estão em luta contra os ataques a direitos históricos da categoria.

O magistério público de Socorro e o seu sindicato, o SINTESE, têm enfrentado os projetos do prefeito Samuel Carvalho que vem buscando desmontar a carreira da categoria naquele município, retirando direitos.

“Quero aqui prestar solidariedade aos meus colegas professores e professoras do município de Nossa Senhora do Socorro que estão sofrendo uma verdadeira perseguição. Neste sentido, quero apelar ao prefeito Samuel Carvalho para que repense a política que ele vem procurando adotar em relação aos profissionais do magistério naquele município”, afirmou Iran.

A gestão de Nossa Senhora do Socorro vem tentando alterar o plano de carreira da rede municipal de ensino, aplicando o piso salarial nacional apenas para o professor de graduação e congelando as gratificações.

“Como dirigente sindical, participei da luta e ajudei a construir um plano de carreira naquele município, através da fixação de uma lei que garantisse valorização efetiva para os professores e professoras de Socorro. Agora, a gestão vem com uma série de iniciativas, buscando desmontar completamente os direitos e conquistas históricas da categoria. Não posso silenciar diante disso”, afirmou o parlamentar.

Ainda em sua fala, Iran reforçou o apelo para que o prefeito Samuel Carvalho abrisse o diálogo com os representantes locais do magistério e com as lideranças do SINTESE, e também apelou aos vereadores do município para que não aprovem qualquer proposta que venha a retirar direitos dos profissionais do magistério.

“Porque isso vai contra os princípios que estão na Constituição e nas leis educacionais que apontam para a valorização profissional, princípios que vão contra aqueles que atacam essa valorização, retirando direitos e diminuindo conquistas históricas da categoria”, enfatizou o parlamentar e professor.