A Comunidade Quilombola de Brejão dos Negros, no Município de Brejo Grande, está sofrendo com a falta d’água para o consumo da população. Diante desse cenário, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) solicitou providências à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e ao governo do Estado para que restabeleçam o abastecimento.
Na manhã desta quinta-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, o parlamentar exibiu um vídeo feito pela população da localidade que denuncia a situação.
Segundo Iran, a população, que fica à beira do Rio São Francisco, estava sendo abastecida por caminhão-pipa.
“As informações que obtive dão conta de que a água ficou salinizada e a população começou a ser abastecida por caminhão-pipa. Ocorre que, segundo as informações que recebi, o contrato firmado entre a Deso e a empresa que transportava a água finalizou e há mais de uma semana que a comunidade está totalmente desassistida no que diz respeito ao abastecimento d’água”, explicou.
Iran disse que também tem informação de que essa questão já foi judicializada pelo Ministério Público Federal, “mas a comunidade não pode esperar o fim do processo. É preciso que haja o imediato retorno no abastecimento”, acrescentou.
“Trata-se de uma comunidade ribeirinha, sofrendo pela falta d’água às margens do Rio São Francisco, pois a água que era utilizada, devido ao processo de avanço do mar na foz do ‘Velho Chico’, está salinizada e imprópria para o consumo. O atendimento por carro-pipa é precário e deve ser uma medida paliativa, mas nem isso está sendo ofertado”, disse.
Iran Barbosa apelou para que a Deso e o governo do Estado tomem as providências necessárias e imediatas.
“Água é vida e apelo para que a normalidade seja retomada”, reiterou Iran Barbosa.