Audiência Pública celebrará os 35 anos da Pastoral Carcerária em Sergipe

0
167
Iran destaca realização da audiência pública em comemoração aos 35 anos da Pastoral Carcerária.

O deputado estadual Iran Barbosa (Psol) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta terça-feira, 09, para fazer um convite para a audiência pública que vai celebrar os 35 anos da Pastoral Carcerária em Sergipe e que terá como tema “A importância da Assistência Religiosa no Sistema Prisional”. O evento será realizado na próxima sexta-feira, 12, a partir das 8h30, no plenário da Casa Legislativa.

O evento está sendo organizado pela Pastoral Carcerária, em parceria com o mandato do parlamentar, do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e do Conselho da Comunidade na Execução Penal. O evento contará com as palestras do Padre João Bosco do Nascimento; do defensor público de Sergipe, Daniel Nunes Menezes; e do coordenador da Pastoral Carcerária do Estado de Sergipe, Carlos Antônio Magalhães, o Magal da Pastoral.

Para o parlamentar, é fundamental abrir o espaço para celebrar os 35 anos de uma importante Pastoral, que debate o encarceramento prisional dentro de uma país que cada vez mais segue encarcerando como alternativa para os problemas sociais, em vez de buscar alternativas e soluções que enfrentem esses problemas.

“Precisamos que tanto os poderes constituídos como a sociedade civil estejam mobilizados e acompanhando todo esse processo de encarceramento, para buscar a garantia dos direitos humanos, da preservação do direito à vida, do direito à integridade física e da justiça. Somos defensores da vida, da justiça e defendemos que aqueles que de fato devem à sociedade paguem suas penas, mas paguem dentro dos limites que a legislação estabelece, nunca sendo tratados de forma degradante e em contraponto aos valores humanitários que nós tanto defendemos”, afirmou Iran Barbosa, convidando todos que puderem a participar do evento de sexta-feira.

Citando uma passagem bíblica, Carlos Antônio Magalhães, o Magal, lembra que a Pastoral Carcerária de Sergipe busca, ao longo de sua existência, cumprir a missão de ser presença de Cristo no mundo dos cárceres, atendendo ao que está escrito em Mateus 25, 36: “Estive preso e viestes me visitar”.

“Ao completar 35 anos de existência, a Pastoral Carcerária de Sergipe convida a comunidade para comemorar o seu aniversário em uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Sergipe, para refletir sobre a importância da assistência religiosa no sistema prisional, e agradecer a Deus pela perseverança na caminhada”, pontuou o coordenador.