Na manhã desta quinta-feira, 20, o vereador Iran Barbosa, do Psol, levou para a Câmara Municipal de Aracaju o debate sobre o novo modelo de catraca dupla que está sendo utilizado por empresas de transporte coletivo da capital, alegando serem necessárias para diminuir a evasão de recursos por conta de usuários que pulam as catracas.
Tomando uma matéria veiculada na imprensa local, o parlamentar destacou a ação do Ministério Público de Sergipe (MPSE), que realizou uma inspeção, solicitada pela promotora Euza Missano, da Promotoria de Justiça do Consumidor, para verificar se o novo modelo de catraca dupla atende às normas técnicas existentes.
Na inspeção realizada pelo MPSE, técnicos do órgão, engenheiros e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-SE) realizaram medições para a elaboração de um relatório sobre as novas catracas. O modelo, conforme informação da empresa Viação Progresso, foi adaptado de um já existente no transporte coletivo de Maceió.
“Esse é um tema sobre o qual precisamos nos debruçar, porque está causando muitos problemas e desconforto para os usuários do transporte coletivo. O CREA, por exemplo, identificou que esse modelo de catraca dupla fere as normas brasileiras determinadas pela ABNT”, afirmou Iran.
Segundo o parlamentar, de acordo com o relatório do CREA-SE, os testes de passagem pela catraca atestam a grande dificuldade de utilização desse modelo, por parte dos usuários aracajuanos.
“Essa é a conclusão a que chegaram. Portanto, não é a vontade do empresário do transporte coletivo que determina como deve ser a catraca utilizada nos ônibus. Há regras e normas técnicas que precisam ser obedecidas. O CREA já se manifestou, e seu relatório atesta a dificuldade de utilização desse modelo de catraca. E esperamos que haja as devidas adaptações às normas existentes, porque o foco precisa ser o atendimento qualificado a todos os usuários. Que os empresários do transporte não coloquem o lucro acima dos interesses dos usuários do transporte coletivo”, reforçou o vereador do Psol.