Iran Barbosa defende Reajuste Salarial dos Servidores usando dados dos Relatórios Fiscais

0
33
Imagens: Pixabay

O vereador Iran Barbosa, do PSOL, usou as suas redes sociais nesta sexta-feira (30) para analisar os dados apresentados nos Relatórios Fiscais da Administração Municipal de Aracaju, disponíveis no Portal da Transparência.

“Neste momento em que os Servidores Públicos de Aracaju sentem no seu orçamento doméstico o peso do atraso da correção dos valores dos seus salários, é importante que todas as pessoas conheçam a realidade orçamentária e financeira de Aracaju para que possamos entender os limites e possibilidades dessa negociação que precisa ocorrer com urgência, dada a corrosão do poder aquisitivo dos servidores municipais, alertou o parlamentar.

Apresentando os dados oficiais, Iran destacou que, entre janeiro e abril de 2025, a Administração Municipal de Aracaju investiu bem menos no pagamento dos Servidores Públicos Municipais se compararmos com o montante que se investiu no mesmo período do ano passado.

“No primeiro quadrimestre de 2024 foram investidos 47,47% da Receita Corrente Líquida do Município no pagamento dos salários dos Servidores, enquanto que, no mesmo período deste ano, esse investimento recuou para apenas 41,29%. Trata-se, portanto, de uma queda que, em valores relativos, chega a 13,9% e, em valores absolutos, significa menos 6,18% de investimentos nos salários dos trabalhadores do Município”, destacou.

O vereador alertou para um outro dado importante. Diz respeito ao fato de que o Ente Municipal está 10,01% abaixo do Limite Prudencial estabelecido para investimento em pessoal, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,30%.

“E, se levarmos em consideração o Limite Legal, que é de 54%, essa folga cresce ainda mais, ampliando as possibilidade de negociação com os trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Público de Aracaju. Esses dados comprovam que há uma elástica folga financeira e orçamentária para que a prefeita atenda as demandas salarias apresentadas pelos sindicatos dos servidores públicos do Município de Aracaju, com a urgência que a situação requer”, finalizou Iran Barbosa.

Fontes:

https://transparencia.aracaju.se.gov.br/wp-content/uploads//relatorios_fiscais/2024/RGF2024_1.pdf

https://transparencia.aracaju.se.gov.br/wp-content/uploads//relatorios_fiscais/2025/RGF2025_1.pdf