​Iran parabeniza professores empossados em Aracaju e cobra a convocação dos demais aprovados 

0
67
Foto: Luanna Pinheiro/CMA
No retorno dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Iran Barbosa, do PSOL, destacou, na manhã desta terça-feira (5), a posse de 175 novos professores e professoras que foram aprovados no último concurso do Magistério da rede pública municipal da capital e cobrou agilidade da gestão para a convocação e posse dos demais 250 professores aprovados. 
 
O parlamentar lembrou que, ainda no mês de junho, havia cobrado da Administração Municipal uma ampliação do número de convocados, que naquele momento foram apenas 100 professores. A gestão, então, ampliou para 175 o número de convocados.
 
“Mas temos ainda 250 vagas a serem preenchidas com base no concurso que foi realizado, que abriu 425 vagas. É preciso agilizar essa convocação, porque as escolas municipais continuam carentes de professores, a população tem crescido e ainda há muitos professores contratados”, disse, parabenizando os profissionais da educação que foram empossados e desejando sucesso no exercício da carreira. 
 
Reforçando o pedido para que a gestão municipal priorize a convocação e posse dos demais 250 professores aprovados dentro do número de vagas previstas no concurso, Iran Barbosa também destacou que há um grupo organizado de professores concursados excedentes e que têm expectativa de poderem ser igualmente convocados, em função do prazo de validade do concurso e pela necessidade que a rede municipal de ensino tem. 
 
“Sabemos que a expectativa de direito segura é daqueles que estão dentro das vagas que o concurso prevê, que são 425; porém, a necessidade da rede coloca para a Administração a tarefa de se organizar para, dialogando com os concursados da lista de espera, criar um cronograma para aproveitar esses profissionais excedentes para ampliar o número de professores a serem convocados”, reivindicou o parlamentar, que é professor da rede pública municipal. 
 
Iran também cobrou um estudo técnico e, se necessário, o envio de projeto de lei por parte do Poder Executivo Municipal criando novos cargos para o magistério, em função do aumento da rede e da demanda por matrícula, sobretudo na educação infantil. 
 
“A realidade da rede pública municipal de ensino é de muita necessidade de professores concursados. Hoje temos muitas escolas que funcionam praticamente com professores contratados, que desempenham um trabalho importante na rede, mas que terminam sendo, no exercício da sua missão, desvalorizados, por não ter acesso a direitos que nós professores do quadro efetivo temos”, explicou o parlamentar.