A falta de professores nas escolas da rede pública municipal de ensino de Aracaju foi tema do discurso do vereador Iran Barbosa, do PSOL, na manhã desta terça-feira (21), na tribuna da Câmara Municipal.
O parlamentar apontou que tem recebido várias denúncias sobre a falta de professores de diversas disciplinas em unidades de ensino da rede pública da capital, o que estaria acontecendo já há algum tempo.
“Estamos no mês de outubro e, a essa altura do calendário escolar, as escolas seguem enfrentando esse problema, que já ocorre há bastante tempo, a exemplo do que vemos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Jaime Araújo, cuja informação é que em quatro disciplinas faltam professores desde o retorno do semestre”, apontou o psolista.
Iran ressaltou, ainda, que a falta desses professores complica a conclusão do ano letivo, pelo acúmulo que gera em relação às aulas a repor.
“A falta de professores vai gerar esse problema lá na frente. E é preciso questionar a Administração, porque temos um concurso em plena vigência, com aprovados a serem convocados e nomeados; processos seletivos simplificados em andamento, e as escolas seguem sem professores”, afirmou Iran Barbosa.
O vereador informou que já está em diálogo sobre a questão com a secretária de Educação, Edna Amorim, com vistas a resolver o problema da falta de professores nas escolas da rede.
“Não podemos deixar que esse problema se estenda até o final do ano para que não aconteça aquele atropelo de aulas a repor para finalização do ano letivo, o que sacrifica o processo de ensino-aprendizagem, porque os alunos acabam por não aprender adequadamente”, colocou.