Iran destaca dados que reforçam a necessidade de combate cotidiano ao racismo no Brasil

0
1
Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Nesta terça-feira 18, Dia Nacional de Combate ao Racismo, o vereador Iran Barbosa (Psol), lembrou da data e aproveitou para destacar dados que reforçam a necessidade de o combate ao racismo no Brasil ser uma prática cotidiana.

Utilizando dados da pesquisa “Mais Dados, Mais Saúde”, desenvolvida pela Vital Strategies e Umane, com apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR), e divulgada em maio deste ano, o parlamentar traçou um breve panorama da dura realidade ainda enfrentada pelos negros e negras no Brasil.

De acordo com essa pesquisa, quase 85% das pessoas pretas afirmam já ter sofrido discriminação racial no país; 46% evitam frequentar lojas de marca temendo tratamento discriminatório; 21% já foram seguidas em loja por seguranças; e 57% afirmam que recebem atendimento pior em restaurantes.

“De acordo com essa pesquisa, pessoas negras também são tratadas com menos gentileza e menos respeito em relação às pessoas brancas. Todos esses dados nos levam a compreender melhor essa realidade que a gente sente que existe no dia a dia. O Brasil é um país que se estruturou em cima desse estigma, que foi a escravidão da população negra, desenraizada que foi do seu continente-mãe”, comentou.

Ainda de acordo com os dados levantados pelo parlamentar, 76% das pessoas entrevistadas dizem que existe racismo no Brasil, mas apenas 36% afirmam ter tido algum tipo de preconceito contra negros.

“É preciso nos debruçarmos sobre esses dados para melhor compreender a estrutura na qual se ergue a sociedade brasileira, uma estrutura que é desigual, racista e cujo desenvolvimento econômico se deu pela exploração, no período colonial e imperial, da mão de obra escrava negra africana. Por isso a importância de termos uma data para demarcar o combate ao racismo”, ressaltou.

“Mas não é só isso. Hoje é um dia para nós refletirmos sobre o racismo e termos vigilância permanente, porque, pela maneira como fomos educados e como certos padrões da cultura estão enraizados em nós, precisamos estar permanentemente vigilantes para não cometermos atitudes racistas e estarmos sempre combatendo essa chaga em nossa sociedade”, afirmou o parlamentar, antecipando, ainda, a importância da comemoração do dia 20 de novembro, Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, como uma data de conscientização e resistência do povo negro do Brasil.

» Confira mais sobre a pesquisa aqui.