Fraternidade e moradia: Tema da campanha anual da CNBB será debatido em Sessão Especial

0
14

Por iniciativa do vereador Iran Barbosa, do PSOL, na segunda-feira, dia 23/2, a Câmara Municipal de Aracaju realizará Sessão Especial para tratar da Campanha da Fraternidade de 2026 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema deste ano é “Fraternidade e Moradia”, e o lema “Ele veio morar entre nós”.

A Campanha é focada no direito fundamental à moradia digna como expressão da fé, combatendo a visão da casa como mera mercadoria e promovendo a solidariedade e a justiça social como caminhos para a superação do problema. O Brasil possui atualmente um déficit habitacional da ordem de 5,9 milhões de moradias e estimativas recentes apontam que o país tem entre 328 mil e 358 mil pessoas vivendo em situação de rua.

Para debater o tema da Campanha da Fraternidade de 2026 foram convidados o arcebispo metropolitano, Dom Josafá Menezes, e o padre João Cláudio, pároco da Paróquia Santa Terezinha e assessor eclesiástico das campanhas na Arquidiocese.

Em coletiva à imprensa, o arcebispo metropolitano lembrou que o assunto já havia sido abordado em 1993, quando a campanha questionava “Onde moras?”, destacando que, mais de três décadas depois, o problema continua atual.

“Os bispos da CNBB refletiram que essa questão permanece profundamente atual, uma vez que, pelos dados presentes no texto-base da campanha, devemos olhar para mais de 300 mil pessoas no Brasil que vivem em situação de rua”, destacou Dom Josafá.

Para o vereador Iran Barbosa, proponente da Sessão Especial, o tema é bastante oportuno, tendo em vista que, mais uma vez, a Câmara Municipal de Aracaju deve se debruçar sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), depois de várias tentativas desde 2005.

“A CNBB novamente acerta no tema da sua campanha anual. Será uma excelente oportunidade para refletirmos sobre o direito fundamental à moradia digna, em especial porque, mais uma vez, estaremos nos debruçando sobre a revisão do Plano Diretor da nossa cidade, documento fundamental para estabelecer as prioridades em termos de desenvolvimento urbano e onde precisaremos pautar as políticas de enfrentamento ao déficit habitacional, priorizando a construção de moradias populares de qualidade para quem de fato precisa; além de cobrar políticas públicas que tragam dignidade para aqueles que vivem em situação de rua”, enfatizou o parlamentar, reforçando o convite para que todos participem da sessão especial.