O deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE), na manhã desta quinta-feira, 21, para denunciar a qualidade da água fornecida pela Deso à população do município de Japoatã.
Ao exibir fotos e vídeo que demonstram a precariedade das condições da água que chega às casas dos usuários, o parlamentar explicou que o problema tem origem nos filtros utilizados no sistema de abastecimento, que se encontram quebrados, sem manutenção e que não são adequadamente substituídos.
“A denúncia que faço exemplifica um problema que ocorre em vários municípios, pois não é apenas em Japoatã que os munícipes sofrem com a falta de qualidade da água”, disse.
“É preciso dar atenção ao problema e reconhecê-lo. Por isso, apelo para que a Deso opere rapidamente no sentido de resolvê-lo”, solicitou Iran.
O deputado estadual apontou que a poucos quilômetros da localidade, há uma farta disponibilidade de água de qualidade, oriunda do Rio São Francisco que é, contudo, utilizada pelo agronegócio para a irrigação de culturas como a do coco e de grama, enquanto à população é destinada água captada em riachos e poços, sem o devido tratamento.
“Nós estamos aqui para vigiar e cobrar. Não queremos que a Deso seja sucateada e nem que seu serviço seja visto como desqualificado e que os problemas existentes justifiquem eventuais discursos favoráveis à privatização dessa empresa que é tão importante para o povo do nosso estado. Defendemos a Deso pública e um serviço de qualidade para todos”, afirmou Iran Barbosa.