Na manhã desta sexta-feira, 04/04, o professor e vereador Iran Barbosa (PSOL) esteve no auditório do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, para participar de uma ação que teve por objetivos comemorar os 170 anos da Câmara Municipal de Aracaju; explicar o papel do Poder Legislativo Municipal e reforçar o trabalho dos parlamentares.
Na ocasião, o Vereador Iran Barbosa apresentou para cerca de 80 estudantes daquela unidade de ensino estadual o tema “O Papel da Escola para a Formação da Consciência Democrática da Juventude”.
Durante a sua fala, Iran destacou a centralidade que tem a Democracia na estruturação do Estado brasileiro, inaugurado desde a Constituição de 1988.
“Desde o seu preâmbulo, passando pelos princípios fundamentais e seguindo por toda a estrutura política definida constitucionalmente, o Estado Democrático de Direito configura-se como cláusula pétrea em nossa lei maior”, disse.
Iran lembrou também que, na própria constituição, a Cidadania é tomada como fundamento da República Federativa do Brasil; e que, conforme os mandamentos constitucionais, compete à Educação preparar as pessoas “para o exercício da cidadania”. Assim sendo, a Escola tem um papel destacado neste cenário.
“É por isso que temos que compreender a Escola como o ‘locus’ privilegiado para a socialização do saber historicamente acumulado; para a sistematização do conhecimento; para o exercício do estudo e da pesquisa; para o convívio com a ciência, com a pluralidade, com a diversidade, tolerância e respeito”, defendeu o parlamentar que também é professor de História, aproveitando para enfatizar que é na escola que as pessoas devem aprender sobre as variadas formas de exercício de poder, conhecendo todos prejuízos das teocracias, dos cesaropapismos, das tiranias, dos totalitarismos, das ditaduras; para que possam reconhecer e valorizar a importância da Democracia na nossa marcha civilizatória.
Ainda em sua fala, o parlamentar defendeu a tese de que as escolas devem ser verdadeiros laboratórios de exercício democrático.
“Daí defendermos que a escola deve ser aberta para todas as pessoas, que ela deve praticar o debate fraterno em torno dos seus problemas e contradições, estimulando a participação estudantil em suas instituições representativas, como os grêmios, em instâncias propositivas, deliberativas e fiscalizadoras das unidades de ensino, de que devem ser exemplos as plenárias escolares, as assembleias escolares, os conselhos escolares, inclusive com a condição da escolha livre e democrática, através do voto, dos seus dirigentes”, defendeu enfaticamente.
A iniciativa da ação ficou a cargo do setor de comunicação da Câmara Municipal de Aracaju, em parceria com o Centro de Excelência Atheneu Sergipense, e contou com a participação de parlamentares, da equipe diretiva do estabelecimento de ensino, de integrantes da Procuradoria da Mulher da Câmara, além, obviamente, dos estudantes que participaram apresentando propostas legislativas que foram debatidas pelos parlamentares presentes.