O professor Iran Barbosa, do PT, tomou posse como deputado estadual, na tarde desta sexta-feira (01), junto com os demais parlamentares estaduais eleitos no ano passado, em sessão concorrida, realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe. Para o petista, que obteve 26.961 votos, tendo sido o oitavo deputado mais bem votado entre os 24, a posse representa o início de um novo ciclo de trabalho e a continuidade de uma atuação parlamentar que vem desde 2005, com a sua primeira eleição para vereador de Aracaju, passando por um mandato de deputado federal e mais dois de vereador da Capital.
“Acumulei uma experiência vasta nesses parlamentos e aqui iniciamos um novo ciclo, em um novo mandato, o primeiro como deputado estadual. Na Assembleia Legislativa buscaremos garantir o que de melhor produzimos em outros mandatos, melhorando e ampliando a nossa atuação. Inclusive, já iniciamos o nosso planejamento para melhor qualificar as minhas ações como parlamentar e de toda a assessoria do mandato, buscando melhor adequá-las às necessidades da população de Sergipe. Espero que tenhamos uma legislatura muito produtiva, fortalecendo, ainda mais, os nossos compromissos com a sociedade sergipana. Estou muito disposto e com muita vontade de trabalhar”, afirmou Iran.
O deputado colocou que estará atento e vigilante às questões que envolvem a transparência com a coisa pública, com as políticas necessárias para atender as demandas populares e com a luta em defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos dos trabalhadores e da população mais pobre.
“Vamos batalhar, também, para garantir o que já foi conquistado e ampliar essas lutas. Estabeleceremos aqui uma trincheira de resistência à política que está sendo implementada em âmbito federal, de desmonte do Estado brasileiro, de ataque a direitos trabalhistas, sociais, previdenciários e individuais. Não daremos sossego àqueles que querem acabar com as conquistas do povo brasileiro”, destacou Iran Barbosa, acrescentando que manterá a postura que sempre manteve nos mandatos que representou, de independência, autonomia e capacidade de poder fazer as críticas ao Poder Executivo sempre que forem necessárias.
Defesa da Fafen-SE
Já no momento da posse, Iran Barbosa iniciou ações na condição de deputado estadual. Preocupado com a possibilidade de fechamento e início do processo de arrendamento e transferência da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) de Sergipe para a iniciativa privada, como pretende o governo federal, o petista construiu uma Carta-Compromisso em Defesa da Fafen-SE e já buscou as assinaturas dos demais parlamentares.
A Carta conclama os deputados estaduais a se comprometerem “com a defesa da permanência da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe como patrimônio público do povo sergipano e brasileiro, mobilizando a sociedade sergipana e lançando mão de todos os recursos e instrumentos legais possíveis para impedir a hibernação, o fechamento e/ou a transferência da planta para o setor privado”, como também, “na proteção e preservação de todas as empresas públicas de Sergipe contra qualquer iniciativa de privatização e de desmonte”.
“Já dialogamos com a maioria dos deputados e todos os que foram consultados assinaram a Carta. Vamos buscar a unidade da Casa para fortalecer essa luta em defesa da Fafen, porque se trata de uma fábrica estratégica, totalmente viável e fundamental para a economia e para o povo de Sergipe”, explicou Iran.
Eleição da Mesa Diretora
Sem surpresa para muitos, o deputado estadual Iran Barbosa absteve-se de votar nas chapas que concorreram à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, encabeças por Luciano Bispo (Chapa 1) e Garibaldi (Chapa 2) Mendonça, ambos do MDB. A eleição foi vencida por Bispo, que obteve 14 votos contra 7. O petista explicou que defende a eleição em torno de propostas e projetos, e não apenas de nomes.
“Fui muito honesto com ambos os candidatos, dialoguei fraternalmente com os dois. Deixei claro que me sentiria mais à vontade para debater essa eleição se tivéssemos como discutir uma plataforma, com propostas, projetos e programas para gerir a Casa durante os dois anos. Coloquei também questões mais políticas e que envolvem o grupo no qual milito e caminho junto (Articulação de Esquerda). Enfim, expliquei a minha posição de abstenção. Após a eleição, desejei sucesso a Luciano e a toda a Mesa Diretora, e espero que tenhamos uma boa relação, sempre objetivando o melhor para o povo de Sergipe”, colocou o petista
Depoimentos
A ex-deputada estadual Ana Lúcia disse esperar que Iran desenvolva na Assembleia Legislativa o mesmo trabalho produtivo que sempre desenvolveu nos seus mandatos de vereador e de deputado federal.
“Tenho certeza que a sua inteligência e compromisso com as lutas sociais, dos trabalhadores e com a transformação dessa sociedade se manterão firmes. Com certeza, Iran fará boas disputas de ideias e projetos e dará encaminhamentos importantes para a melhoria e o fortalecimento da sociedade sergipana, em especial, pelos trabalhadores e pelos mais necessidades, porque Iran sempre teve esse compromisso”, declarou.
O engenheiro e militante dos direitos humanos Carlos Antônio de Magalhães, o Magal da Pastoral, disse estar feliz com a eleição e posse de Iran Barbosa, por entender que o petista tem uma ampla atuação em vários setores da sociedade e mostrou competência e muito trabalho, seja na Câmara dos Deputados ou na Câmara de Aracaju, em favor da população.
“Certamente, na Assembleia Legislativa, ele vai trazer toda a sua experiência parlamentar, desenvolvendo e ampliando ainda mais a sua atuação. Será um mandato, com certeza, da maior qualidade. Teremos um deputado que representará a população com muita dignidade e competência”, externou Magal.
A professora e dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ângela Melo, destacou que a posse de Iran como deputado estadual empodera os trabalhadores no parlamento sergipano.
“Temos a clareza de que Iran irá assegurar, no espaço da Assembleia Legislativa, as pautas e a voz da classe trabalhadora, como ele sempre fez nos outros espaços em que atuou. Iran representa um projeto de esquerda, socialista e em defesa dos trabalhadores, dos desempregados, dos sem terra, dos sem teto, dos negros, dos jovens, das mulheres, das crianças, dos LGBTs, enfim. São essas vozes que Iran estará colocando dentro do Parlamento de Sergipe”, aposta a sindicalista.